A leveza da vida

jan/2023

Gostaria de iniciar a minha série de artigos como colunista, em 2023, trazendo uma reflexão que tive nas últimas semanas. Prestes a passar a virada do ano, sempre busco repensar o ano que está finalizando e traçar metas e desejos para o ano que se inicia. Felizmente, desta vez tive muito mais a agradecer do que desejar ou pedir (por mais que isso seja um exercício frequente em minha vida, 2022 me trouxe só lindas surpresas).

E foi neste momento que mentalizei que gostaria de duas das principais coisas para mim: saúde ( a todos que eu amo também) e leveza (para encarar a vida, desafios, inseguranças e decepções). Entretanto, em seguida, me dei conta que isto basicamente é o desejo para a maioria das pessoas, não é? Mas, será que o significado destas é o mesmo a todos? Ou seja, o meu desejo de leveza representa exatamente a mesma coisa que para você?

Leveza significa algo que é leve, pouco pesado, singelo, suave e que flui. Até aí parece tudo óbvio né? Mas o que deixa a vida de cada um mais leve e suave depende muito daquilo que acreditamos e buscamos. Uma vida leve é uma vida onde conseguimos viver sem o peso de algo a fazer, onde temos ao nosso lado pessoas que nos “empurram” para frente e, muitas vezes, a leveza vem de onde menos esperamos.

Imagina se todo mundo aproveitar e der valor a cada coisa que acontece no nosso dia-a-dia? Se tivermos uma “lente” diferente para apreciar e compreender, ou melhor, se buscássemos avaliar de forma calma cada etapa de nossa vida? Sem idealizações, simplesmente valorizando o que Deus nos apresenta em nossa vida.

Atualmente, a leveza da vida é associada, por muitos, exclusivamente à ideia de felicidade. Entretanto, há de se pensar que a felicidade é somente a consequência daquilo que escolhemos para a nossa vida. Somente seremos felizes se nos tornarmos responsáveis por nossas atitudes, com foco no nosso bem-estar (físico, mental e espiritual). A leveza vem do equilíbrio de todas essas escolhas em nossa vida.

Além disso, devemos parar de “terceirizar” tudo aquilo que acontece em nossa vida. Afinal, somos reflexos daquilo que atraímos e mantemos. Se eu busco o equilíbrio e a leveza, eu devo oferecer o equilíbrio e a leveza. Desta forma, somente permanecerá àquilo que realmente nos faz feliz.

Para mim, esse tem sido o principal significado da leveza que busco e desejo para a minha vida. Apreciar bons momentos, aproveitar a minha companhia, valorizar àqueles que me valorizam, buscar relações saudáveis e eliminar tudo que for tóxico da minha vida. 

Assim, finalizo com uma reflexão. Apesar de um dos meus desejos para esse ano e para a minha vida é que ela seja mais leve, grande parte dessa responsabilidade depende exclusivamente de mim. A leveza da minha vida eu devo buscar e escolher. E para você, o que é ser leve?

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócios. Possui com experiência em consultoria, mentorias, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Atualmente é professora, coordenadora do curso de Administração e diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM.

Mais artigos

Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!

A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...

ler mais

Não era amor. Era pix. A relação por interesse.

Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...

ler mais

O furar bolhas necessário se cada dia

Você ainda acredita que furar bolhas é mimimi? Acorde, viu! Furar bolhas é fundamental para se tornar um profissional completo e capaz de agregar valor em sua área de atuação. Ao se manter restrito em um determinado ambiente, sem buscar experiências e conhecimentos...

ler mais

O que o povo não sabe, não destrói.

Ei! O que você anda postando em redes sociais digitais? Até que ponto é válido postarmos tudo o que fazemos? Bora refletir. Em tempos de redes sociais digitais, é comum nos depararmos com a tentação de compartilhar cada detalhe de nossa vida online. No entanto, é...

ler mais

junte-se ao mercado