Bahia: Terra da diversidade
A Bahia é um estado formado por pequenos mundos, dentro dela cabem várias nações, tal sua diversidade geográfica e cultural. Para entender um pouco esta terra , vamos viajar por suas diversas regiões, começando pela capital.
Salvador é a Roma Negra , cidade de cultura única, turística por excelência. Terra de Caymmi e de muitos artistas que estão sempre levando esta Bahia pro mundo e trazendo o mundo pra Bahia. São tantos os filhos criativos desta terra, que o povo criou um ditado que diz: baiano não nasce estreia e temos orgulho disso. Certa feita, perguntaram a Nizan Guanaes se ele era baiano e com orgulho ele respondeu: Não é para me gabar não, mas já que você perguntou : sou baiano sim.
Como Salvador, o Recôncavo tem uma cultura com predominância Africana, é terra de Caetano, Bethânia, Assis Valente , da Irmandade da Boa Morte. Nos engenhos do Recôncavo, nasceu o samba Chula, matriz do samba. Por isso é que se diz, o samba nasceu na Bahia. No momento o Recôncavo experimenta uma nova expansão, a partir da implantação do campus Universitário de Cachoeira, que se junta ao de Cruz das almas, dando uma nova dinâmica a região.
A região sul é a terra de Jorge Amado, escritor que colocou a Bahia no imaginário do mundo. Terra do cacau, dos coronéis, de personagens de filmes e novelas , e também de um chocolate de excelente qualidade, pronto para o mercado internacional. Subindo mais um pouco para os lados de Itacaré, Maraú, Porto Seguro e Trancoso , praias paradisíacas e um turismo internacional , cheio de celebridades do Brasil e do mundo. Paralelo a isso, uma indústria poderosa de celulose em franca expansão.
A Chapada Diamantina foi considerada uma das 10 maravilhas do mundo, majestosa, mística e com muitas histórias para contar, do tempo do garimpo, dos diamantes, época em que a riqueza era muita . Na região, um turismo está em franca expansão, com gente vindo de todos os lugares do mundo, para curtir uma natureza exuberante, formada ao longo de milhões de anos. A região também tem um café gourmert de altíssima qualidade, o café predileto do Papa, um produto para nichos sofisticados de mercado.
O Sertão é um mundo a parte, povoado de magníficos personagens e cenário de filmes e novelas. Terra de Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos, dos Beatos, das Rezadeiras, dos Cantadores. O Sertão da seca tem mudado com a agricultura irrigada, que o diga Juazeiro, terra de João Gilberto, inventor da bossa nova, artista que proporcionou ao Brasil, que só exportava matéria prima, exportar arte.
A região Oeste é a Brasília da Bahia, refundada com o agro negócio,através de gente vida de todos os rincões do país, um novo Eldorado. A região é de alta importância para economia brasileira e também tem um potencial turístico ainda pouco explorado.
A região sudoeste é meia mineira com clima europeu. Vitória da Conquista é sua cidade sede, terra de Glauber Rocha, inventor do cinema Novo. Vitória da Conquista é uma das cidades mais organizadas da Bahia, chamando a atenção do mercado imobiliário, que começa a caminhar para a região.
Esse é o nosso estado, misturado, cheio de diversidade, tropicalista por excelência. Falando em Tropicália, em 2017, o movimento completa 50 anos e a Bahia deve comemorar e homenagear, pois nada representa tanto nossa diversidade e nosso colorido, como a TROPICÁLIA.
Texto e fotos: Sérgio Siqueira

Sérgio Siqueira
Colunista
Formado em Administração de Empresas pela Ufba com especialização em programação visual , marketing institucional , propaganda e eventos. Gerente de Criação e Produção e desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais e culturais da Rede Bahia.
Mais artigos
SEPARAÇÃO não é um BICHO PAPÃO (não deveria ser)
A lei do divórcio (6.515/1977), sancionada em 26 de dezembro de 1977, foi responsável por mudanças profundas na sociedade brasileira. Antes dela, o casamento era pautado pelo vínculo indissolúvel, e, por isso, muitas pessoas se mantinham juntas, mesmo quando...
Por um letramento histórico e racial na propaganda
Adoro passear na cidade e observar as propagandas que estão em todos os lugares. Dos outdoors duplos e triplos que visam impactar de forma estratégica seu público-alvo, aos cartazes de quando andamos nas ruas em pequenos centros comerciais. Gosto de observar o que as...
Comporte-se e liberte-se!
São muitas variáveis que percorrem o entorno dos consumidores e, quando se trata de entender seu comportamento, testar opções pode ser mais adequado considerando um ambiente em constantes mudanças. Além das análises tradicionais que, atualmente, muitos softwares de...
Se o seu algoritmo é branco, a culpa é sua
Em setembro deste ano assisti a uma palestra da atriz e apresentadora Regina Casé, direcionada para uma turma de artistas, criativos, formadores de opinião e empresários de todo o país. Entre ponderações, risadas e provocações, uma fala me atiçou à reflexão: não cabe...
Se a sua marca não tem um propósito, está na hora de ter
Chegamos ao ponto de virada. Segundo Antonio Guterres (Secretário Geral da ONU) nós entramos na era da “ebulição global”, ou seja, deixamos o estágio de “aquecimento global” – há predições sobre 2023 ser o ano mais quente em centenas de anos. Além disso, alguns...
2024 | o ano das (re) descobertas
Ei! Se apresse! Você está preparado para 2024? O futuro está cada vez mais próximo e é importante estarmos preparados para as mudanças que estão por vir. O ano de 2024 promete ser um marco em diversos aspectos, desde avanços tecnológicos até transformações sociais e...
junte-se ao mercado