Bahia: Terra da diversidade
A Bahia é um estado formado por pequenos mundos, dentro dela cabem várias nações, tal sua diversidade geográfica e cultural. Para entender um pouco esta terra , vamos viajar por suas diversas regiões, começando pela capital.
Salvador é a Roma Negra , cidade de cultura única, turística por excelência. Terra de Caymmi e de muitos artistas que estão sempre levando esta Bahia pro mundo e trazendo o mundo pra Bahia. São tantos os filhos criativos desta terra, que o povo criou um ditado que diz: baiano não nasce estreia e temos orgulho disso. Certa feita, perguntaram a Nizan Guanaes se ele era baiano e com orgulho ele respondeu: Não é para me gabar não, mas já que você perguntou : sou baiano sim.
Como Salvador, o Recôncavo tem uma cultura com predominância Africana, é terra de Caetano, Bethânia, Assis Valente , da Irmandade da Boa Morte. Nos engenhos do Recôncavo, nasceu o samba Chula, matriz do samba. Por isso é que se diz, o samba nasceu na Bahia. No momento o Recôncavo experimenta uma nova expansão, a partir da implantação do campus Universitário de Cachoeira, que se junta ao de Cruz das almas, dando uma nova dinâmica a região.
A região sul é a terra de Jorge Amado, escritor que colocou a Bahia no imaginário do mundo. Terra do cacau, dos coronéis, de personagens de filmes e novelas , e também de um chocolate de excelente qualidade, pronto para o mercado internacional. Subindo mais um pouco para os lados de Itacaré, Maraú, Porto Seguro e Trancoso , praias paradisíacas e um turismo internacional , cheio de celebridades do Brasil e do mundo. Paralelo a isso, uma indústria poderosa de celulose em franca expansão.
A Chapada Diamantina foi considerada uma das 10 maravilhas do mundo, majestosa, mística e com muitas histórias para contar, do tempo do garimpo, dos diamantes, época em que a riqueza era muita . Na região, um turismo está em franca expansão, com gente vindo de todos os lugares do mundo, para curtir uma natureza exuberante, formada ao longo de milhões de anos. A região também tem um café gourmert de altíssima qualidade, o café predileto do Papa, um produto para nichos sofisticados de mercado.
O Sertão é um mundo a parte, povoado de magníficos personagens e cenário de filmes e novelas. Terra de Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos, dos Beatos, das Rezadeiras, dos Cantadores. O Sertão da seca tem mudado com a agricultura irrigada, que o diga Juazeiro, terra de João Gilberto, inventor da bossa nova, artista que proporcionou ao Brasil, que só exportava matéria prima, exportar arte.
A região Oeste é a Brasília da Bahia, refundada com o agro negócio,através de gente vida de todos os rincões do país, um novo Eldorado. A região é de alta importância para economia brasileira e também tem um potencial turístico ainda pouco explorado.
A região sudoeste é meia mineira com clima europeu. Vitória da Conquista é sua cidade sede, terra de Glauber Rocha, inventor do cinema Novo. Vitória da Conquista é uma das cidades mais organizadas da Bahia, chamando a atenção do mercado imobiliário, que começa a caminhar para a região.
Esse é o nosso estado, misturado, cheio de diversidade, tropicalista por excelência. Falando em Tropicália, em 2017, o movimento completa 50 anos e a Bahia deve comemorar e homenagear, pois nada representa tanto nossa diversidade e nosso colorido, como a TROPICÁLIA.
Texto e fotos: Sérgio Siqueira
Sérgio Siqueira
Colunista
Formado em Administração de Empresas pela Ufba com especialização em programação visual , marketing institucional , propaganda e eventos. Gerente de Criação e Produção e desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais e culturais da Rede Bahia.
Mais artigos
Um pouco do (meu) mundo e um tanto de África: (meu) diário de viagem
Com 37 anos estou vivendo uma temporada na África, e vocês devem imaginar o quão desafiador é arriscar algumas experiências. Ao longo dos últimos anos tenho me colocado em lugares e situações que me causem novas sensações, descobertas, reflexões e reconhecimento. De...
Você pode desistir quando quiser.
Repita comigo: você não tem compromisso com o acerto! Seu compromisso é com você! Já pensaram o quanto quem desiste, primeiro é julgado, pra depois, reconhecido? Geralmente, quem desiste, desiste de algo, em que tem sempre outro alguém envolvido. E, em nossa...
Spocalipse: O Papel da Humanidade em Tempos de Transformação e Esperança
Vivemos tempos de grandes transformações e desafios, o que leva muitos a questionar se estamos diante de um momento "apocalíptico". A sensação de estar no limiar de uma grande mudança, seja ela ambiental, social ou tecnológica, é amplificada pela velocidade com que os...
Que rei é esse? O onipresente consumidor.
Você que é gestor, preste atenção nos dados a seguir -> “Cerca de 62% dos líderes de CX sentem que estão atrasados em fornecer as experiências mais instantâneas que os consumidores esperam” (CX Trends 2024 by Zendesk). Oferecer experiência em tempo real e a todo...
Pequenas empresas, grandes marcas: A importância do branding
Recentemente, tive a oportunidade de compartilhar algumas ideias em uma entrevista para o jornal Correio* sobre o papel do branding para pequenas empresas. Considero que certos pontos discutidos nessa entrevista merecem ser amplificados, pois acredito que a informação...
Ansiedade, estresse e correria – entre Chronos e Kairós
A experiência da ansiedade só é “divertidamente” nos filmes da Disney. Na vida real, cobra um pedágio altíssimo e requer maturidade emocional e resiliência. É sintomático que a animação “Divertidamente 2”, do estudio Pixar, tenha atingido um estrondoso êxito e muitos...
junte-se ao mercado