Bahia: Terra da diversidade

nov/2016

img_1721
A Bahia é um estado formado por pequenos mundos, dentro dela cabem várias nações, tal sua diversidade geográfica e cultural. Para entender um pouco esta terra , vamos viajar por suas diversas regiões, começando pela capital.

Salvador é a Roma Negra , cidade de cultura única,  turística por excelência. Terra de Caymmi e de muitos artistas que  estão sempre levando esta Bahia pro mundo e trazendo o mundo pra Bahia. São tantos os filhos criativos desta terra, que o povo criou um ditado que diz: baiano não nasce estreia e temos orgulho disso. Certa feita, perguntaram a Nizan Guanaes se ele era baiano e com orgulho ele respondeu: Não é para me gabar não, mas já que você perguntou : sou baiano sim.

dsc06486-copia

 

Como Salvador, o Recôncavo tem uma cultura com predominância Africana, é  terra de Caetano, Bethânia,  Assis Valente , da Irmandade da Boa Morte. Nos engenhos do Recôncavo, nasceu o samba Chula, matriz do samba. Por isso é que se diz, o samba nasceu na Bahia. No momento o Recôncavo experimenta uma nova expansão, a partir da implantação do campus Universitário de Cachoeira, que se junta ao de Cruz das almas, dando uma nova dinâmica a região.

samba-burrinha-07-copy

 

A região sul é a terra de Jorge Amado, escritor que colocou a Bahia no imaginário do mundo. Terra do cacau, dos coronéis,  de personagens de filmes e novelas , e também de um chocolate de excelente qualidade, pronto para o mercado internacional. Subindo mais um pouco para os lados de Itacaré, Maraú, Porto Seguro e Trancoso , praias paradisíacas e um turismo internacional , cheio de celebridades do Brasil e do mundo. Paralelo a isso, uma indústria poderosa de celulose em franca expansão.

img_5917

 

A Chapada Diamantina foi considerada uma das 10 maravilhas do mundo, majestosa, mística e com muitas histórias para contar, do tempo do garimpo, dos diamantes, época em que a riqueza era muita . Na região, um turismo está em franca expansão, com gente vindo de todos os lugares do mundo, para curtir uma natureza exuberante, formada ao longo de milhões de anos. A região também tem um café gourmert  de altíssima qualidade, o café predileto do Papa, um produto para nichos sofisticados de mercado.

morruo

 

O Sertão é um mundo a parte, povoado de magníficos personagens e cenário de filmes e novelas. Terra de  Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos, dos Beatos, das Rezadeiras, dos Cantadores. O Sertão da seca tem mudado com a agricultura irrigada, que o diga Juazeiro, terra de João Gilberto, inventor da bossa nova, artista que proporcionou ao Brasil, que só exportava matéria prima, exportar arte.

canudos-runa-05-copy

 

A  região Oeste é a  Brasília da Bahia, refundada com o agro negócio,através de gente vida de todos os rincões do país, um novo Eldorado. A região  é de alta importância para economia brasileira e também tem  um potencial turístico ainda pouco explorado.

passa%c2%a6uros

 

A região sudoeste é meia mineira com clima europeu. Vitória da Conquista é sua cidade sede, terra de Glauber Rocha, inventor do cinema Novo. Vitória da Conquista é uma das cidades mais organizadas da Bahia, chamando a atenção do mercado imobiliário, que começa a caminhar para a região.

dsc04815

 

Esse é o nosso estado, misturado, cheio de diversidade, tropicalista por excelência. Falando em Tropicália, em 2017, o movimento completa 50 anos e a Bahia deve comemorar e homenagear, pois nada representa tanto nossa diversidade e nosso colorido, como a TROPICÁLIA.

dsc07563

 

Texto e fotos: Sérgio Siqueira

Sérgio Siqueira

Sérgio Siqueira

Colunista

Formado em Administração de Empresas pela Ufba com especialização em programação visual , marketing institucional , propaganda e eventos. Gerente de Criação e Produção e desenvolvimento de projetos e campanhas institucionais e culturais da Rede Bahia.

Mais artigos

Está na moda ser publicitário de novo. E você sabe porquê?

Você sabe como os influenciadores ganham dinheiro? E quem paga a assinatura da Netflix pela metade do preço? E aquele post sensacional do prédio novo? E o vídeo do mais novo lançamento da Apple? E a ação de marketing do novo carro da Tesla? Pois é meus amigos e minhas...

ler mais

Axé para quem é de Axé! Axé, Anitta!

A perda de seguidores após uma revelação religiosa pode ser encarada como um verdadeiro livramento divino. Aqueles que se afastam de nós nesse momento estão apenas mostrando que não estavam verdadeiramente alinhados com nossos valores e crenças mais profundas. É...

ler mais

IA na Publicidade: Estímulo ou Ameaça à Criatividade? 

O mundo da publicidade vive uma revolução com o avanço da Inteligência Artificial (IA), especialmente no campo da IA generativa (GenAI), que traz uma disrupção para a forma como o trabalho criativo e analítico é feito. Isso gera desejo e medo nos profissionais da...

ler mais

Seja bem-vinda Madonna, e volte mais vezes.

Sou educado, mas não me julgue, pois não assisti ao show ou me empolguei com a artista no Brasil. Motivo – não gosto muito desse tipo de evento miraculoso, que envolve mais encenação do que recursos e talentos em si. Todavia, isso não invalida a minha noção de que a...

ler mais

WEB SUMMIT: o que o summit dos summits resolve pro Brasil?

Para saber agora mesmo se você faz parte da bolha dos bem-sucedidos é simples: abra o LinkedIn e veja se no seu feed alguma das últimas cinco publicações é sobre o Web Summit.O summit dos summits aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio, no Rio de Janeiro. Nos palcos,...

ler mais

Não era amor. Era pix. A relação por interesse.

Em um mundo cada vez mais movido por interesses e conveniências, é comum nos depararmos com relacionamentos que se baseiam em trocas e benefícios mútuos, em detrimento de sentimentos genuínos e conexões emocionais reais. O que antes era conhecido como amor, agora...

ler mais

junte-se ao mercado