Qual o seu plantio?

jul/2023

Hoje eu gostaria de falar de um assunto que é presente e constante desde a minha infância. E, neste momento, devo referenciar ao meu pai e minha mãe que sempre trouxeram e priorizaram isso na minha educação. Gostaria de abordar um assunto comumente dito, mas trazendo uma reflexão do real significado. Afinal, a gente colhe o que planta!!!!!!! Mas o que significa plantar?

Plantar, em um significado amplo, significa trabalhar duro, com resiliência e sabendo que a construção de uma trajetória é gradual e não exponencial. Plantar significa sempre cultivar atitude e pensamentos positivos, tendo o respeito como principal características. Então, essas definições são as mais comuns quando indagamos aos outros o que significa plantar.

Entretanto, a minha reflexão neste sentido vem muito além desse plantio. Na realidade, o significado de plantar vem através da nossa educação (e, talvez, por isso há visões diferentes para este tema). Desta forma, trarei o que eu levo como missão no meu plantio individual e, muito mais, aquilo que acredito que nos ajuda a realmente plantar para realizar uma boa colheita (aliás, assim como o plantio é gradual, a colheita também é).

Assim, o plantar vem de berço, vem da nossa educação, em como saber regar, cuidar, e quando é necessário trocar a terra e colocar adubo no nosso plantio. Ou seja, nosso plantio não deve ser contínuo, devemos nos renovar, muitas vezes mudar a terra, as estações e nos adaptarmos àquilo que buscamos. Nosso plantio deve estar alinhado àquilo que almejamos, saindo da nossa zona conforto.

De maneira geral, precisamos compreender que, para cada colheita deve haver uma plantação. E, muitas vezes, essas plantações são diferentes. Para nossos relacionamentos devemos plantar respeito e a cumplicidade. Para nosso crescimento profissional, o plantio é a dedicação e o comprometimento. Para nossa evolução espiritual, a fé e a gratidão.

Porém, devemos saber que, quando sabemos que a colheita é fruto do que se planta, tudo deve ser aceitável. Afinal, devemos ser responsáveis pelos nossos atos e pensamentos. E tudo em nossa vida sempre é resultado de quem somos e do que fazemos.

E você, qual o seu plantio?

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Fred Mette

Fred Mette

Colunista

Doutora em administração, amante e atuante nas áreas de inovação, empreendedorismo e novos modelos de negócios. Possui com experiência em consultoria, mentorias, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Sócia e idealizadora da U-Plan Startup. Atualmente é professora, coordenadora do curso de Administração e diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM.

Mais artigos

O Casulo Digital: Como o Celular Nos Afasta de Nossa Essência

Vivemos em uma era em que, paradoxalmente, a conexão digital nos desconecta de nossa essência. Cada vez mais, nos vemos presos a um "casulo" invisível, representado pelo nosso celular, que nos isola da realidade ao nosso redor. Em vez de usarmos a tecnologia como uma...

ler mais

Acolhimento e Fé: O Poder de Unir Corações

Acolher é um ato de empatia e humanidade que transcende qualquer crença religiosa. Independentemente de nossa fé ou das doutrinas que seguimos, todos temos a capacidade de oferecer e receber acolhimento, um gesto que está no cerne do que significa ser humano. A fé,...

ler mais

A Dança da Inclusão: Gestos que transformam

A importância de convidar, tirar para dançar e dar carona de volta em um baile vai muito além das ações em si; elas simbolizam a essência da diversidade e inclusão que a sociedade tanto almeja. Num mundo onde muitas vezes as diferenças são vistas como barreiras, esses...

ler mais

junte-se ao mercado