A contribuição do branding e da gestão de reputação a produtividade da indústria 

fev/2024

Em janeiro deste ano, o Governo Federal lançou um programa Nova Indústria Brasil, que tem como objetivo principal aumentar a produtividade no setor industrial brasileiro e, consequentemente, gerar desenvolvimento econômico e social. A maior parte das ações do programa se relacionam com o investimento em inovação de processos e maquinário, mas queria colocar um outro fator capaz de melhorar a produtividade da indústria brasileira: o valor da marca e da reputação. 

Existem vários indicadores de produtividade, mas, de maneira simples, trata-se da quantidade de valor gerado (output) a partir dos recursos alocados (inputs). Dessa forma, pode-se aumentar a produtividade a) aumentando o volume de itens realizados com os mesmos recursos; b) conseguindo manter o patamar de produção com um volume menor de insumos; mas, também, c) conseguindo aumentar o valor percebido do volume que é produzido. E nada tem maior poder de aumentar a percepção de valor de um produto ou serviço do que reputação e marca. 

Não à toa, grandes empresas industriais têm se dedicado cada vez mais à gestão da marca, delegando a produção em si. Este é o exemplo de empresas como Coca-Cola, Apple e Ambev. Se o branding é relevante para empresas cujo cliente é o consumidor final, para aquelas que vendem para outras empresas o foco deve estar na reputação. 

As indústrias alemão, japonesa e coreana construíram uma reputação global de confiabilidade e excelência que se tornou um diferencial competitivo que traz oportunidades de negócios e permite cobrar um prêmio adicional no preço. 

Segundo pesquisa da Interbrands, empresas com marcas fortes têm margens de lucro 20% maior. Da mesma forma, segundo o LinkedIn, uma boa reputação aumenta em 50% a atração e retenção de talentos. 

Focando no meu ponto: o aumento do valor percebido sobre um item (produto ou serviço) pelo mercado consumidor gera uma melhora na produtividade, já que com os mesmos insumos gera-se mais receita com mais margem. Neste ponto, o mercado publicitário tem uma contribuição a dar para as diferentes indústrias. A publicidade é capaz de aumentar o valor do que é produzido, incrementando a receita e a margem da indústria, e aumentando a satisfação dos clientes.  

Por isso, nas estratégias que buscam aumentar a produtividade na indústria, é fundamental levar em consideração as ações de construção de marca e reforço de reputação, para agregar uma camada de valor intangível que fará com que aquilo que a indústria produzir valha mais, gere mais receita e deixe mais lucro para as companhias. 

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Lucas Reis

Lucas Reis

Colunista

Presidente da ABMP, CEO da Zygon e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia

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