A contribuição do branding e da gestão de reputação a produtividade da indústria 

fev/2024

Em janeiro deste ano, o Governo Federal lançou um programa Nova Indústria Brasil, que tem como objetivo principal aumentar a produtividade no setor industrial brasileiro e, consequentemente, gerar desenvolvimento econômico e social. A maior parte das ações do programa se relacionam com o investimento em inovação de processos e maquinário, mas queria colocar um outro fator capaz de melhorar a produtividade da indústria brasileira: o valor da marca e da reputação. 

Existem vários indicadores de produtividade, mas, de maneira simples, trata-se da quantidade de valor gerado (output) a partir dos recursos alocados (inputs). Dessa forma, pode-se aumentar a produtividade a) aumentando o volume de itens realizados com os mesmos recursos; b) conseguindo manter o patamar de produção com um volume menor de insumos; mas, também, c) conseguindo aumentar o valor percebido do volume que é produzido. E nada tem maior poder de aumentar a percepção de valor de um produto ou serviço do que reputação e marca. 

Não à toa, grandes empresas industriais têm se dedicado cada vez mais à gestão da marca, delegando a produção em si. Este é o exemplo de empresas como Coca-Cola, Apple e Ambev. Se o branding é relevante para empresas cujo cliente é o consumidor final, para aquelas que vendem para outras empresas o foco deve estar na reputação. 

As indústrias alemão, japonesa e coreana construíram uma reputação global de confiabilidade e excelência que se tornou um diferencial competitivo que traz oportunidades de negócios e permite cobrar um prêmio adicional no preço. 

Segundo pesquisa da Interbrands, empresas com marcas fortes têm margens de lucro 20% maior. Da mesma forma, segundo o LinkedIn, uma boa reputação aumenta em 50% a atração e retenção de talentos. 

Focando no meu ponto: o aumento do valor percebido sobre um item (produto ou serviço) pelo mercado consumidor gera uma melhora na produtividade, já que com os mesmos insumos gera-se mais receita com mais margem. Neste ponto, o mercado publicitário tem uma contribuição a dar para as diferentes indústrias. A publicidade é capaz de aumentar o valor do que é produzido, incrementando a receita e a margem da indústria, e aumentando a satisfação dos clientes.  

Por isso, nas estratégias que buscam aumentar a produtividade na indústria, é fundamental levar em consideração as ações de construção de marca e reforço de reputação, para agregar uma camada de valor intangível que fará com que aquilo que a indústria produzir valha mais, gere mais receita e deixe mais lucro para as companhias. 

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Lucas Reis

Lucas Reis

Colunista

Presidente da ABMP, CEO da Zygon e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia

Mais artigos

A potência oculta dos ritos de passagem

Vocês já repararam quantos ritos celebramos nos meses do verão? A temporada começa antes do Natal. Sagrados ou profanos, eles estão presentes nas tradicionais confraternizações que demarcam o fim do ano laboral, com os lúdicos “amigos-secretos”, típicos ritos “de...

ler mais

Priorizar a saúde mental

Foi há uns tantos anos atrás, eu atuava em um RH do Polo Petroquímico de Camaçari, foi quando escutei um operário chamar um colega de chão de fábrica, de Tarja Preta. Rodrigo era seu nome e ele havia usado antidepressivos ao longo de um período da doença. O bastante...

ler mais

Não aperte a minha mente: saúde mental em tempo de urgência

O tempo está passando muito veloz, a velocidade é o novo valor,  virou uma commodity, a regra do quanto mais rápido melhor se consolidou. Não apenas comemos fast food, como também escutamos música e recados no WhatsApp de forma acelerada. E há quem assista filmes em...

ler mais

Os saveiros e a aceleração social do tempo

Um dos produtos mais misteriosos que os mestres de saveiros transportavam nos barcos ancorados no Porto da Barra de minha infância era o Tempo. Traziam todo tipo de mercadoria para abastecer a feira livre do bairro, vindos das mais longínquas praias, muito além da...

ler mais

Pensamento crítico e inteligência artificial

Era o Reino das Matemáticas, no curso de Tecnologia da Informação. Foram vários semestres ao longo de quatro anos, diferentes turmas, mas em cada uma  fui recebido com um misto de cordialidade e desconfiança. Temiam que a disciplina de Psicologia fosse perda de tempo...

ler mais

junte-se ao mercado