Globais ou “glocais”, qual dessas tendências pode ajudar mais o seu negócio?

mar/2020

Todo começo de ano somos impactados com dezenas de conteúdos que falam sobre tendências: de mercado, de consumo, de tecnologia, de tudo.

Normalmente, essas tendências trazem análises e comportamentos globais que são pulverizados mundo afora. Mas fico com a pergunta: de que vale trazer o que está acontecendo lá fora, se vivemos em um país totalmente diferente em cultura, desejos, hábitos, um país de tamanho continental, um país chamado Brasis? 

É claro que o que vem de fora tem muito valor, afinal, vivemos em um mundo hiperconectado as diferentes questões políticas, econômicas e sociais de muitos países impactam diretamente outros. A intenção desse artigo não é, de forma alguma, depreciar as informações vindas do exterior, muito pelo contrário, elas são verdadeiramente úteis. Mas de que adianta entender o que vem de fora se não conseguimos compreender o que acontece aqui dentro? Não podemos achar que só porque deu certo lá fora vai dar certo aqui também.

Respeito muito as tendências externas, mas sinto muita falta de ter informações que valorizem nossas raízes, que façam um diagnóstico e falem de tendências para o Brasil com base no que acontece no Brasil.

Uma vez que se tem a visão do que é esse país chamado Brasis, porque pensar apenas nas tendências globais e não nas “glocais”? Quais são as tendências para cada região, localidade, Estado? E o que podemos aprender ao observar os diferentes cenários como se fossem únicos? 

 Se uma das maiores tendências de mercado fala em customização e personalização, como utilizar as mesmas recomendações para públicos, por exemplo, do Sul e do Norte do país? A lição mais antiga da comunicação diz que quem deseja conversar com todo mundo acaba não falando com ninguém.

Quais são as nossas tendências, o que podemos aprender olhando para o nosso mercado e o que podemos trazer de novo para um futuro próximo?

As maiores oportunidades podem estar na observação e no aprendizado de mercado a mercado e isso impactar positivamente na compreensão global do negócio.

E você, já parou para pensar no que as tendências locais estão dizendo ou querendo te mostrar dentro da sua área de atuação?

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
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