Você é muito mais do que o seu currículo! Já pensou nisso?

ago/2023

Com essa crise quantas empresas precisam de profissionais competentes e quantos profissionais competentes não conseguem acessar essas empresas. Por que isso acontece?

Há poucos dias um amigo me enviou seu CV, pois está desempregado.

Verifiquei que ele, com 60 anos, sempre foi gerente de manutenção em um setor especifico da indústria. Logo ele se enxerga Gerente de Manutenção e sabe que é competente nesse setor.

Por coincidência ou não, ao mesmo tempo, fui procurado por uma jovem aluna que deseja mudar sua atuação de advocacia para o marketing. Ela até está num curso de MBA de primeira linha em marketing. No seu CV ela se posiciona como uma advogada querendo atuar em marketing.

Ao ler os dois históricos profissionais fica claro que são profissionais muito competentes, com diferentes skills do tradicional, mas nos textos dos CV´s fica claro que eles têm dificuldade de apresentar todo o seu potencial. 

Até parece que estão pedindo permissão para se apresentar de uma forma diferente da que acreditam ser.

Nos dois casos os rótulos geram cegueira dos seus potenciais. O gerente de manutenção é um líder de sucesso ao longo de sua carreira, além de ser um gestor de projetos, mas não enxerga nada disso. 

Para saber melhor o seu real potencial, peça para que pessoas próximas descrevam como te enxergam, mas saiba ouvir. 

Anote o que você concorda, deixe teu orgulho de lado, explore o que não concorda, aí pode ter pontos para melhorar a sua vida. Aproveite que está em suas mãos a oportunidade de descobrir o que faz melhor e o que te satisfaz internamente. 

Descreva o novo produto que você descobriu, tenho certeza que se sentirá melhor. As pessoas que descrevi acima já fizeram isso.

Se dê o prazer de buscar o novo.  Se você não mudar, o não das oportunidades que busca está garantido. Mude a sua abordagem e vá à busca do sim. 

A jovem aluna teve dificuldade de descrever todo o seu potencial para atuar em ambientes inovadores de marketing e vendas e a sua facilidade de trabalhar de forma cooperada na busca de novas descobertas.

Não leve as coisas tão a sério, os sucessos não acontecem somente de forma convencional . Luiz Antônio Seabra, fundador da Natura e listado pela Forbes como um dos bilionários brasileiros, Bill Gates e Steve Jobs não se formaram na acadêmica. 

Entenda que você é muito mais do que delimita o nome do seu último cargo ou a sua formação acadêmica. 

Lembre-se, você é muito mais do que descreve o seu CV!

Aqui entre nós, você já pensou assim?

_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Roberto Camanho

Roberto Camanho

Colunista

Professor e Coordenador do Hub de Inovação do curso de Administração da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em gestão de inovação e engenheiro mecânico. Especialista em processos decisórios.

Mais artigos

A potência oculta dos ritos de passagem

Vocês já repararam quantos ritos celebramos nos meses do verão? A temporada começa antes do Natal. Sagrados ou profanos, eles estão presentes nas tradicionais confraternizações que demarcam o fim do ano laboral, com os lúdicos “amigos-secretos”, típicos ritos “de...

ler mais

Priorizar a saúde mental

Foi há uns tantos anos atrás, eu atuava em um RH do Polo Petroquímico de Camaçari, foi quando escutei um operário chamar um colega de chão de fábrica, de Tarja Preta. Rodrigo era seu nome e ele havia usado antidepressivos ao longo de um período da doença. O bastante...

ler mais

Os saveiros e a aceleração social do tempo

Um dos produtos mais misteriosos que os mestres de saveiros transportavam nos barcos ancorados no Porto da Barra de minha infância era o Tempo. Traziam todo tipo de mercadoria para abastecer a feira livre do bairro, vindos das mais longínquas praias, muito além da...

ler mais

Pensamento crítico e inteligência artificial

Era o Reino das Matemáticas, no curso de Tecnologia da Informação. Foram vários semestres ao longo de quatro anos, diferentes turmas, mas em cada uma  fui recebido com um misto de cordialidade e desconfiança. Temiam que a disciplina de Psicologia fosse perda de tempo...

ler mais

junte-se ao mercado