Você é muito mais do que o seu currículo! Já pensou nisso?
Com essa crise quantas empresas precisam de profissionais competentes e quantos profissionais competentes não conseguem acessar essas empresas. Por que isso acontece?
Há poucos dias um amigo me enviou seu CV, pois está desempregado.
Verifiquei que ele, com 60 anos, sempre foi gerente de manutenção em um setor especifico da indústria. Logo ele se enxerga Gerente de Manutenção e sabe que é competente nesse setor.
Por coincidência ou não, ao mesmo tempo, fui procurado por uma jovem aluna que deseja mudar sua atuação de advocacia para o marketing. Ela até está num curso de MBA de primeira linha em marketing. No seu CV ela se posiciona como uma advogada querendo atuar em marketing.
Ao ler os dois históricos profissionais fica claro que são profissionais muito competentes, com diferentes skills do tradicional, mas nos textos dos CV´s fica claro que eles têm dificuldade de apresentar todo o seu potencial.
Até parece que estão pedindo permissão para se apresentar de uma forma diferente da que acreditam ser.
Nos dois casos os rótulos geram cegueira dos seus potenciais. O gerente de manutenção é um líder de sucesso ao longo de sua carreira, além de ser um gestor de projetos, mas não enxerga nada disso.
Para saber melhor o seu real potencial, peça para que pessoas próximas descrevam como te enxergam, mas saiba ouvir.
Anote o que você concorda, deixe teu orgulho de lado, explore o que não concorda, aí pode ter pontos para melhorar a sua vida. Aproveite que está em suas mãos a oportunidade de descobrir o que faz melhor e o que te satisfaz internamente.
Descreva o novo produto que você descobriu, tenho certeza que se sentirá melhor. As pessoas que descrevi acima já fizeram isso.
Se dê o prazer de buscar o novo. Se você não mudar, o não das oportunidades que busca está garantido. Mude a sua abordagem e vá à busca do sim.
A jovem aluna teve dificuldade de descrever todo o seu potencial para atuar em ambientes inovadores de marketing e vendas e a sua facilidade de trabalhar de forma cooperada na busca de novas descobertas.
Não leve as coisas tão a sério, os sucessos não acontecem somente de forma convencional . Luiz Antônio Seabra, fundador da Natura e listado pela Forbes como um dos bilionários brasileiros, Bill Gates e Steve Jobs não se formaram na acadêmica.
Entenda que você é muito mais do que delimita o nome do seu último cargo ou a sua formação acadêmica.
Lembre-se, você é muito mais do que descreve o seu CV!
Aqui entre nós, você já pensou assim?
_______________
O conteúdo e opinião publicados neste artigo são de inteira responsabilidade do autor ou autora.

Roberto Camanho
Colunista
Professor e Coordenador do Hub de Inovação do curso de Administração da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em gestão de inovação e engenheiro mecânico. Especialista em processos decisórios.
Não aperte a minha mente: saúde mental em tempo de urgência
O tempo está passando muito veloz, a velocidade é o novo valor, virou uma commodity, a regra do quanto mais rápido melhor se consolidou. Não apenas comemos fast food, como também escutamos música e recados no WhatsApp de forma acelerada. E há quem assista filmes em...
Economia da Atenção: como o universo das telas deteriora nossa saúde mental
Repare que a dama do meme que ilustra este texto mal consegue sustentar os coraçõezinhos vermelhos. A Deusa dos likes e das curtidas expressa contentamento e ar de triunfo, afinal recebeu o reconhecimento esperado e capturou a atenção de quem a curtiu. Ela não faz...
Os saveiros e a aceleração social do tempo
Um dos produtos mais misteriosos que os mestres de saveiros transportavam nos barcos ancorados no Porto da Barra de minha infância era o Tempo. Traziam todo tipo de mercadoria para abastecer a feira livre do bairro, vindos das mais longínquas praias, muito além da...
Pensamento crítico e inteligência artificial
Era o Reino das Matemáticas, no curso de Tecnologia da Informação. Foram vários semestres ao longo de quatro anos, diferentes turmas, mas em cada uma fui recebido com um misto de cordialidade e desconfiança. Temiam que a disciplina de Psicologia fosse perda de tempo...
Inteligência Artificial e Ética: como retornar os dinossauros ao Jurassic Park?
No primeiro filme da série Jurassic Park (Steven Spielberg, 1993) três cientistas – dois paleontólogos e um matemático – recebem autorização para visitar a ilha secreta de Nublar onde se desenvolvia um experimento de segurança máxima, sob controle do Governo...
A solidão é fera, a solidão devora
...é a amiga das horas, prima-irmã do tempo, faz nossos relógios caminharem lentos, causando um descompasso em nossos corações. Não tem IA nem Chat GPT que consigam criar versos tão precisos para expressar a dor da solidão como estes do poeta Alceu Valença, salve! Há...
junte-se ao mercado