Entrevista: Ana Luiza Guimarães – Coordenadora de Negócios da Indústria Criativa (SENAI Cimatec)

abr/2022

“Ter as empresas próximas ao Senai Cimatec é importante para que possamos ofertar produtos cada vez mais aderentes às necessidades do mercado, assim como é extremamente importante que os profissionais estejam se capacitando, apoiando as empresas/clientes a se desenvolverem. O mercado cresce e todos crescem juntos.”         

                                                                                                                                                                        

Da primeira aula realizada no metaverso ao primeiro veículo autônomo submarino e até vacinas contra Covid-19. O que estas inovações têm em comum? São todas realizadas pelo Senai Cimatec, novo parceiro da ABMP e seus associados que ganham, a partir deste mês, descontos especiais para usufruir dos cursos voltados para a indústria criativa.

Quem conta mais sobre esta parceria e tantas outras novidades, metodologias e detalhes da parceria é Ana Luiza Guimarães, coordenadora de negócios da Indústria Criativa e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Extensão da instituição de ensino.

ABMP: O Senai Cimatec é uma das principais instituições de educação e pesquisa do Brasil. No que diz respeito a protagonismo, atuação, tecnologia, inovação e formação, seja do ensino técnico ao superior, se iguala às grandes universidades do país, como USP, Unicamp, UFBA e UFRJ. Qual a chave desse sucesso? Quais pilares os conduzem para esse nível de excelência?

ALG: O Senai Cimatec é uma das instituições mais avançadas de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Com mais de 900 colaboradores, 56 laboratórios, 44 áreas de competência, acolhe, em modelo de cooperação, um Centro de Tecnologia, um Centro Universitário e uma Escola Técnica.

Inovação, tecnologia, educação e criatividade. Somos um time de grandes especialistas e atuamos de forma integrada com Educação, Pesquisa e Inovação para impulsionar a indústria e o mercado de forma geral. Tudo o que nos propomos a fazer, buscamos colocar o usuário/cliente como foco para promover a melhor experiência possível.

ABMP: E tem inovação mesmo, não é? Agora em março, a primeira aula 100% imersiva no metaverso foi realizada em Salvador, justamente pelo SENAI CIMATEC. Como foi esse processo, da concepção até a realização e retorno dos alunos? A Bahia já sinaliza uma demanda para este mundo no metaverso?

ALG: Estamos sempre muito antenados com as novas tecnologias e nos desafiamos diariamente a trazê-las da melhor maneira para nossa comunidade, incentivando também a pesquisa. O Metaverso ainda é um ambiente em estudo, mas como pesquisadores e em ambiente propício, com equipe multidisciplinar e muita tecnologia de ponta, fizemos a primeira aula 100% imersiva. Um sucesso!

O Metaverso será ponto de encontro dos alunos do MBI em UX Design & Strategy. Falaremos sobre e estaremos imersos para que todos possam ir se ambientando para que possam, num futuro próximo, planejar ações estruturadas para seus clientes nesse ambiente que já é real.

ABMP: Também recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, visitaram as instalações da instituição. Segundo o Governo Federal, o intuito foi acompanhar o andamento da produção da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT, imunizante nacional contra a Covid-19. Como está o andamento desse projeto? Além disso, quais outras pautas foram discutidas no encontro que ocorreu na capital baiana?

ALG: Estudar aqui é fazer parte desse grande ecossistema. Além da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT, desenvolvemos o FlatFish, o primeiro veículo autônomo submarino para realizar inspeções visuais em 3D de alta resolução para exploração de petróleo e gás em águas profundas.

É no SENAI CIMATEC também que está a única Fábrica Modelo da América Latina. A Fábrica Modelo 4.0 é um centro de capacitação sobre operação em Lean Manufacturing, um modelo de gestão focado na redução de desperdícios que utiliza tecnologias como internet das coisas, aprendizado de máquina, análise avançada de dados e realidade aumentada.

ABMP: Por ser uma grande instituição, o SENAI é cheio de novidades, em todos os cantos do país. Mas no que diz respeito as ações mais disruptivas, o que podemos esperar para 2022? Quais projetos, instalações ou cursos vão impactar de maneira positiva a comunidade científica, sociedade e estudantes?

ALG: Estamos em movimento constante. Nosso portfólio é constantemente atualizado para atender as novas demandas do mercado. Teremos novo curso de graduação com foco em Inteligência Artificial, nova pós-graduação com foco em Gestão e Saúde, teremos graduação EAD e, com apoio dos nossos parceiros, novo curso técnico.

Tivemos recentemente a inauguração do Estúdio de Criação e Prototipagem, um espaço onde será possível tornar tangível os sonhos dos empresários. Traduzimos os planos do campo da imaginação, investigamos a melhor experiência e relação do usuário com o produto e, através de tecnologias de prototipagem e impressão 3D, tornamos palpável, tangível. É nesse laboratório onde temos a sala sensorial, toda preparada para proporcionar as melhores experiências em Realidade Virtual.

Mas não para por aí. Teremos em breve a inauguração do Estúdio de Áudio e Vídeo do SENAI CIMATEC. O espaço já é usado para demandas internas e laboratórios para experimentações dos nossos alunos do curso técnico em multimídia. No entanto estúdio será mais um ambiente para uso dos parceiros e clientes.

ABMP: Para usufruir de todas essas possibilidades, a partir deste mês de abril, os associados da ABMP são beneficiados com uma parceria entre a associação e o Senai Cimatec. Conte mais sobre estes benefícios, como podem ser usufruídos e de que maneira os benefícios se relacionam com o universo da comunicação, da publicidade, do marketing.

ALG: No nosso portfólio de Educação, temos cursos muito aderentes ao mercado de comunicação, marketing e publicidade, como por exemplo o Curso Técnico em Multimídia e o MBI em UX Design & Strategy, tema de bastante relevância e portador de futuro.

O convênio que estamos firmando com a ABMP vai trazer mais oportunidades para o desenvolvimento das empresas associadas, através da especialização de seus colaboradores. Ofertamos descontos especiais para matrículas em qualquer curso do portfólio educacional, e principalmente no MBI em UX Design, pela convergência com o universo da associação.

Toda parceria deve ser uma via de mão dupla. Ter as empresas próximas ao Senai Cimatec é importante para que possamos ofertar produtos cada vez mais aderentes às necessidades do mercado, assim como é extremamente importante que os profissionais estejam se capacitando, apoiando as empresas/clientes a se desenvolverem. O mercado cresce e todos crescem juntos.

Outras entrevistas

Entrevista: Caroline Mayer – VP Brazil da relevanC

"Imagino que todas as soluções de publicidade têm a mesma promessa: construir uma marca e aumentar as vendas. A particularidade do retail media é que a comunicação está endereçada a uma audiência muito relevante para a marca, selecionada em função do seu histórico de...

ler mais

Entrevista: Lili Almeida – Chef

"Meu objetivo principal é comunicar de uma forma positiva com as pessoas. Sempre quis colocar no olho do outro um milésimo do brilho que a vida me empresta. Por isso quero sempre levar isso para as pessoas, através do melhor que puder. "                               ...

ler mais

Entrevista: Carine Guimarães – Modelo

"Quase tudo que consumo vem da minha comunidade, da roupa até o meu cabelo e minha unha. Tento usar minha imagem para promover negócios que são muito bons e que merecem visibilidade. Por conta da influência, as pessoas acabam procurando esses profissionais e contratam...

ler mais

Entrevista: Ana Coelho – Ex-presidente da ABMP

"Eu tenho um perfil muito feminino, de agregar e trouxe isso para a gestão. Quem quisesse vir era bem vindo pra ampliar o olhar da ABMP, pra ajudar a entidade a ter voz e ser vitrine do mercado. "                                                                       ...

ler mais

junte-se ao mercado