Entrevista: Cláudio Freitas – Sócio fundador Insight Mídia

nov/2023

“Sobre o futuro estou me segurando para não dar nenhum spoiler do que está por vir, mas estamos atentos às mudanças do mercado, investindo em estrutura e reforçando o time, buscando entender melhor os anseios de nossos clientes, e trabalhar cada vez mais de forma solar, plural e inteligente. Esse é a trilha que a Insight irá seguir e com certeza colheremos coisas boas durante essa caminhada.”                                                                                                                                                                                           

 

 

ABMP: Você começou sua carreira na engenharia e, posteriormente, migrou para o campo da publicidade. Como você acredita que suas experiências na engenharia influenciaram sua abordagem no setor publicitário ou vice versa? É possível aplicar conhecimentos de uma área na outra?

CF: Sem dúvidas tanto o tempo que passei cursando engenharia, quanto nas diversas obras que empreendi, ajudaram no desenvolvimento do olhar estratégico, organização, compreensão sistêmica e raciocínio lógico; características que considero diferenciais para um profissional de Mídia. Por outro lado, a publicidade com a flexibilidade, o trabalho coletivo, argumentação/negociação e principalmente a criatividade, colaborou muito na minha atividade paralela de Engenharia Civil. Foi um casamento não combinado quase que perfeito, que moldaram meus softs skills e minha atuação profissional.

ABMP: Considerando a extensa experiência que você acumulou ao longo de 28 anos no mercado publicitário, como essa bagagem influenciou a abordagem da Insight Mídia em relação aos cases desenvolvidos por ela?

CF: Eu tive uma enorme sorte de ter passado por duas excelentes escolas, primeiro na Propeg, lá pelos nos anos 90, que era o sonho de todo publicitário trabalhar, por seu porte, carteira de clientes, renome e organização/modelo de trabalho; e em seguida, na Leiaute, na época uma agência relativamente nova, ascendente, com sócios sensacionais e uma equipe extremamente aguerrida. Lá permaneci por 20 anos como gestor Mídia e foi onde aprimorei minha atividade, aprendi e coloquei em prática diversas skills, e desenvolvi minha visão para negócios.

Disso tudo, somado com a grande bagagem que os sócios também trouxeram é que vem o DNA da Insight, uma empresa que nunca deixa a bola cair, que se envolve não só com a campanha, mas com o negócio de nossos clientes, que tem uma busca incessante por inovação e que acima de tudo cultiva muito respeito com colaboradores, parceiros e ao clima organizacional da empresa. E sem poder dar spoilers, estamos iniciando um novo momento, mais plural, mais inteligente e que significará uma transformação da empresa, fruto do nosso trabalho e crescimento dentro do mercado. Já já teremos boas novidades!

ABMP: Como você testemunhou a evolução do cenário publicitário ao longo dos anos, quais mudanças específicas você identificou e o que elas implicam nos serviços prestados pela Insight e em sua própria carreira?

CF: Recentemente estive num encontro na Engenhonovo, e Fernandinho Passos conversou bastante sobre a mudança/evolução tecnológica e o que ela significou para o mercado publicitário. Então a evolução tecnológica foi a primeira para nosso cenário. Imaginem que antes a publicidade era algo artesanal, quando ainda não existiam computadores pessoais – cheguei a pegar uma coexistência de máquinas de datilografar e computadores. Numa época que não existia a Internet, depois a Internet por pulso, para toda evolução do marketing digital como é hoje. A evolução, ou melhor, a transformação tecnológica é assustadora olhando do prisma do passado para o presente, e ainda mais complexa avistando as aplicações IA, realidade aumentada e multiverso que logo estarão no nosso dia-a-dia e cada vez mais relevante em nosso mercado.

A Insight nasceu nesse novo mundo. Quando fundamos ela há pouco tempo, em 2018, já estavam no radar as mudanças tecnológicas, tanto as que haviam acontecido, quanto a visão do que poderia vir, e como se manter adaptado ou conectado ao que for relevante para melhor atender nossos clientes. Essa sempre foi a visão da empresa.

ABMP: Com o crescente papel da tecnologia na publicidade e marketing digital, como a Insight Mídia se mantém atualizada em relação às últimas tendências e inovações? Existem algumas mudanças recentes ou desenvolvimentos que a empresa está particularmente animada para explorar?

CF: Nosso grande propósito é conectar marcas e pessoas no momento e local certos para alcançar um objetivo, e enquanto AdTech nós fazemos isto tomando decisões rápidas, assertivas e com informações precisas sobre diversas audiências. Para isto acontecer precisamos estar alguns passos à frente dos nossos clientes, encontrando aquilo que talvez eles nem saibam ainda que precisam. Com isso, além de treinamentos constantes pra toda a equipe, presença em eventos, feiras e conexão com parceiros de todo o mundo, a diversidade da equipe em diversos âmbitos ajuda bastante a pensar em inovação.

No momento, nossos esforços de inovação estão voltados para o amadurecimento de soluções de IA Generativa que possibilitem ajudar os times de marketing e agências a estruturar análises de dados mais robustas, olhando para a previsibilidade de acontecimentos, e escalabilidade de personalização de criativos. Queremos prever os futuros mais plausíveis para cada audiência e personalizar ainda mais as mensagens para aumentar a relevância dos anunciantes.

ABMP: Em sua opinião, quais são os fatores primordiais que impulsionam o sucesso contínuo da Insight Mídia, e como você espera que a empresa cresça e evolua nos próximos anos?

CF: A resposta precisa para a primeira pergunta é fácil: muito trabalho e dedicação. Nunca acreditei em sorte quando falo de negócios. Tudo é plantado no dia-a-dia e lá na frente você colhe os frutos de tudo que você fez na sua trajetória.

Sobre o futuro estou me segurando para não dar nenhum spoiler do que está por vir, mas estamos atentos às mudanças do mercado, investindo em estrutura e reforçando o time, buscando entender melhor os anseios de nossos clientes, e trabalhar cada vez mais de forma solar, plural e inteligente. Esse é a trilha que a Insight irá seguir e com certeza colheremos coisas boas durante essa caminhada.

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