Globais ou “glocais”, qual dessas tendências pode ajudar mais o seu negócio?

mar/2020

Todo começo de ano somos impactados com dezenas de conteúdos que falam sobre tendências: de mercado, de consumo, de tecnologia, de tudo.

Normalmente, essas tendências trazem análises e comportamentos globais que são pulverizados mundo afora. Mas fico com a pergunta: de que vale trazer o que está acontecendo lá fora, se vivemos em um país totalmente diferente em cultura, desejos, hábitos, um país de tamanho continental, um país chamado Brasis? 

É claro que o que vem de fora tem muito valor, afinal, vivemos em um mundo hiperconectado as diferentes questões políticas, econômicas e sociais de muitos países impactam diretamente outros. A intenção desse artigo não é, de forma alguma, depreciar as informações vindas do exterior, muito pelo contrário, elas são verdadeiramente úteis. Mas de que adianta entender o que vem de fora se não conseguimos compreender o que acontece aqui dentro? Não podemos achar que só porque deu certo lá fora vai dar certo aqui também.

Respeito muito as tendências externas, mas sinto muita falta de ter informações que valorizem nossas raízes, que façam um diagnóstico e falem de tendências para o Brasil com base no que acontece no Brasil.

Uma vez que se tem a visão do que é esse país chamado Brasis, porque pensar apenas nas tendências globais e não nas “glocais”? Quais são as tendências para cada região, localidade, Estado? E o que podemos aprender ao observar os diferentes cenários como se fossem únicos? 

 Se uma das maiores tendências de mercado fala em customização e personalização, como utilizar as mesmas recomendações para públicos, por exemplo, do Sul e do Norte do país? A lição mais antiga da comunicação diz que quem deseja conversar com todo mundo acaba não falando com ninguém.

Quais são as nossas tendências, o que podemos aprender olhando para o nosso mercado e o que podemos trazer de novo para um futuro próximo?

As maiores oportunidades podem estar na observação e no aprendizado de mercado a mercado e isso impactar positivamente na compreensão global do negócio.

E você, já parou para pensar no que as tendências locais estão dizendo ou querendo te mostrar dentro da sua área de atuação?

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Colunista

Fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights. Publicitário e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projetos pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda.
Mais artigos

Cinco fantasmas que você enfrentou na quarentena

Todos vimos alguma vez um cachorro acorrentado em um fundo de quintal e a placa de alerta: “Cuidado, cão feroz”. O animal se esgoela de tanto latir, ganir, dá saltos em vão e só cessa de avançar quando a corrente garroteia seu pescoço e o sufoca. Para, descansa, ofega...

ler mais

Potência e inspiração: a Pessach judaica e a Páscoa cristã

Assisti à minissérie alemã “Nada ortodoxa”, da Netflix. Conta a história de Ester Shapiro, uma jovem judia que se rebela e foge de sua comunidade ultra ortodoxa e tradicionalista, em Nova Iorque, para traçar seu próprio destino em Berlim. A minissérie traz a riqueza...

ler mais

Coronavirus e medos líquidos

Corona vírus, ameaças à democracia, milícias, fanatismo, terrorismo, crise climática, culto à ignorância, etc., são fenômenos do tempo presente que tem produzido medo, ansiedade e disseminado muita inquietação. Lembrei de um livro do famoso sociólogo Z. Bauman - Medo...

ler mais

Na moral, ainda vale a pena apostar na Ética?

Três são as acepções que costumo escutar sobre a palavra Ética entre alunos dos cursos nos quais leciono, há quase três décadas. Introduzo a disciplina com a técnica do brainstorm ou livre associação e irremediavelmente aparecem definições que confundem...

ler mais

Diversidade: abra suas asas sobre nós

É falar de diversidade e me vem à mente a Bahia, minha terra, com seus ecossistemas e ecologias ocupados por tão diferentes antropologias. Com um território maior do que o da França e a maior faixa de litoral atlântico do Brasil, o estado possui miríades de  rostos,...

ler mais

junte-se ao mercado