A Era Big Data e a sua imprescindível contribuição para geração de resultados nos negócios e inteligência de mercado
De que forma a ciência de dados pode contribuir para geração de resultados nos negócios e qual a relação dessa ciência com a inteligência de mercado?
“Data Science” ou Ciência de Dados é um estudo muito disciplinado com relação aos dados e demais informações inerentes à empresa e as visões que cercam um determinado assunto.
A ciência de dados permite a extração de informações extremamente valiosas à partir dos dados contidos em uma corporação ou empresa, podemos dizer os dados, atualmente, são os “novos diamantes” do mercado.
Nesse sentido é uma ciência que visa estudar as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. Nos processos que envolvem a ciência de dados, muitas “áreas disciplinares” são necessárias para facilitar o entendimento da extração e validação dessas informações, como é o caso da estatística, computação, matemática, além do conhecimento do negócio em si.
Os últimos anos foram essenciais para a produção e o armazenamento de dados em todo mundo, ao passo que, seus rastros continuam se multiplicando a cada ano que passa. E, ainda não existe previsão para a mudança nesse cenário.
Inevitavelmente, grande parte das empresas fazem parte desse ecossistema de dados, e sem um acompanhamento e análises cuidadosas em um curto prazo será quase impossível tomar decisões inteligentes a favor de bons resultados. É importante destacar que os dados permitem que as empresas e organizações entendam melhor seus clientes e consumidores e possam aprimorar cada vez mais os seus processos. Não é à toa, que grandes empresas têm investido muito em profissionais “DBA´s” e sistemas que armazenem, interpretem e mantenham todos os dados em segurança.
Dessa forma é extremamente importante perceber que a ciência de dados gera fomento para os negócios, mesmo com muitas empresas ainda não se atentando a esse fato; porém, elas já estão incluídas no mercado de dados e informações mesmo sem perceber.
Estamos nos aproximando das eleições, vivendo uma pandemia sem precedentes e, esses dados serão fundamentais para nos anteciparmos aos novos comportamentos de consumo, de vida e, consequentemente da “regência” da população.
Ainda há uma grande confusão que concerne a ciência de dados e algumas áreas, dessa forma é importante destacar que a ciência de dados é diferente das análises estatísticas e também da ciência da computação com relação ao seu método aplicado aos dados coletados, usando princípios científicos.
A ciência de dados está num passo constante no intuito de descobrir conhecimento demandável a partir de uma quantidade grande e pesada de dados que podem ser usadas para tomar decisões e fazer previsões, e não simplesmente a interpretação de números. É por esse motivo que o mercado está cada vez mais em busca de profissionais que possam analisar esses dados e transformá-los em informações de extrema relevância para as empresas, observando o movimento do mercado. Esses profissionais têm sido valiosos dentro das empresas, bem como fora delas; em empresas específicas que demandam o seu serviço e tempo em escalas 24/7 para cuidar da imensa quantidade de informação processada.
Ao passo que a vida continua a ser cada vez mais digital, é crucial para as empresas abraçar essa nova filosofia baseada na ciência para tomar decisões direcionadas. Não há mais espaço para “achismos”; as decisões já acompanhavam essa tendência e, agora mais do que nunca, as áreas de inteligência de mercado, growth, ux e sucesso do cliente serão permeadas e baseadas pelos dados – data driven.
Estamos em plena era do Big Data, e a ciência dos dados está cada vez mais se tornando um campo muito promissor para ser explorado e assim processar grandes volumes gerados por meio de diversas fontes e em diferentes velocidades.
Laila Bensabath
Colunista Convidada
Growth Hacker Manager & Digital Marketing
LinkedIn Laila Bensabath
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