Em seu último dia, o festival traz a norte-americana Desirée Colemann e AfroBapho para o encerramento.
A 5ª edição do Scream Festival 2022 chegou ao fim, mas deixou um gostinho de quero mais. O evento, considerado o maior festival de Criatividade, Inovação e Negócios do Norte-Nordeste, realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo – Saltur, patrocínio Rede Bahia e Sebrae, movimentou o Centro Histórico de Salvador nos dias 3 e 4 de novembro.
Nesta edição o Scream mais uma vez inovou, ocupando simultaneamente o Fera Palace Hotel, o Teatro Gregório de Matos e a Fundação Gregório de Matos, que juntos, receberam mais de 64 horas de conteúdo, 120 palestrantes e cerca de 50 mil interações, organizados nos eixos de 1) ESG; 2) Empreendedorismo; 3) Transformação Digital; e 4) Diversidade & Inclusão.
Ao longo dos dois dias, o Scream trouxe palestrantes nacionais e internacionais para apresentarem grandes temas do momento. Dinâmico e disruptivo, o evento ofereceu aos participantes a possibilidade de seguir a sua própria grade de conteúdos, abrindo espaço para viver diversas experiências dentro do festival.
No primeiro dia, a abertura ficou por conta do Prefeito de Salvador, Bruno Reis; o Presidente da Saltur Isaac Edington; o Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário, Lucas Reis; a Diretora Comercial da Rede Bahia, Juliana Jozzolino; e o líder de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, João Gomes.
“A ABMP tem a felicidade de organizar o Scream Festival desde 2018, sempre com o objetivo de apresentar como a criatividade é usada para gerar inovação e como essa inovação fomenta o empreendedorismo, gerando negócios, renda e emprego. Ao longo dos anos temos conectado importantes atores da cidade a profissionais e pesquisadores de todo o mundo, promovendo um intercâmbio transformador não só para a cidade, mas para todo o país”, destaca Lucas Reis, Presidente da ABMP.
Trazendo Ancestralidade, Soluções Inovadoras, Empreendedorismo Feminino, Redes Sociais e Influencers, A Justiça é uma Mulher Negra, Moda e Diversidade, Rádio para Além do Dial, Criação de Conteúdos para Rede Social e Novos Modelos de Negócios para a Indústria da Informação, o primeiro dia ocorreu de forma diversa e dinâmica de forma simultânea nos três espaços.
Nomes como o da Procuradora Federal, Chiara Ramos, o indígena Ubiraci Pataxó, a representante da SOLOS, Saville Alves, o diretor do instituto C&A, Gustavo Narciso, Paulo Cesena da Rede Bahia e Cristiane Rebouças da Zygon, preencheram o início do festival. Destaque também para David Hymann, Cientista Político e Mestre em Psicologia Organizacional, que atua no Google há 16 anos com atuação nos Estados Unidos, Argentina e Brasil, liderando a área de parcerias para monetização.
Em sua primeira vez no Scream, o norte-americano explicou a importância de um evento como esse no nordeste brasileiro. “O Brasil é um país plural e heterogêneo. Estar próximo de pessoas inovadoras no Nordeste brasileiro é relevante para podermos compreender melhor as dinâmicas regionais e sermos mais contributivos para o desenvolvimento de negócios na indústria da informação”, ressalta David.
O segundo e último dia do Scream trouxe ainda mais novidades nos três espaços. Painéis e oficinas como os Grandes Festivais, mediado por Rodrigo Almeida; O Papel da comunicação ESG, por Leana Mattei; Nosso Plano é Salvador, tendo participação especial de Monique Eville, fundadora da Inventivos; Elivan Nascimento do AfroBapho com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Introdução à Crypto e Blockhain; e a presença ilustre da Vice-Presidente de Diversidade & Inclusão do Federal Reserve, Desireé Colemann, também pela primeira vez no evento comprovou que Scream Festival é múltiplo e diverso.
Já com planos para 2023, o Scream Festival 2022 encerrou a sua 5ª edição com uma festa no Teatro Gregório de Matos, ao som do Afrobapho.