Projeto da TV Bahia levou cultura, arte, serviços e informação para a população

 

A Casa do Sol encerrou as atividades no último dia 30 e o saldo conquistado durante um mês e meio de existência do espaço foi positivo para o público baiano, que pôde aproveitar performances culturais, participar de ações sociais, encontros e entrevistas com artistas com dicas para uma vida saudável, tudo isso em uma das melhores vistas da cidade, em frente ao mar da praia da Barra.

Utilizado como Estúdio de Verão da TV Bahia, o espaço recebeu a produção de conteúdos especiais para os telespectadores, promovendo o conceito de verão mais saudável e sustentável. Entre os destaques, estão as apresentações gratuitas para o público na Varanda da Casa, que recebeu a Camerata da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, o jazz do grupo Garagem, conhecido pela apresentação no JAM no MAM, a guitarra de Armandinho Macêdo e, no encerramento, a apresentação do músico Moraes Moreira – homenageado pelos seus 70 anos – acompanhado do filho Davi Moraes.

 

Solidariedade

O projeto também foi um multiplicador de ações solidárias. Em pleno clima natalino, em dezembro, aconteceram três noites de apresentações com o Terno de Natal, composto por crianças do Bairro da Paz sob a regência do maestro Keiller Rêgo. Durante o período, foram arrecadados cerca de três mil brinquedos e 400 livros infantis, que foram doados a crianças do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, do Bairro da Paz e do Instituto Fatumbi.

Já em janeiro, o espaço foi ponto de arrecadação de alimentos para a Campanha Carnaval sem Fome, uma iniciativa do Comitê Ação da Cidadania, e que visa beneficiar cerca de 15 instituições. No total, o projeto conseguiu arrecadar 1.180 kg de alimentos para famílias em situações de risco social em nossa cidade.

 

Serviço, informação e entretenimento

Internamente o espaço fez uma homenagem aos 50 anos do Tropicalismo com o lançamento da série de reportagens intitulada Gritos; promoveu o lançamento do BBB 2017 para blogueiros; realizou ação sobre as crianças baianas que participaram do The Voice Kids; e lançou o Campeonato Baiano 2017 em parceria com a Federação Baiana de Futebol. Além disso, o público pôde conferir a participação ao vivo de grandes artistas nos telejornais Bahia Meio Dia e Globo Esporte (que fez uma série especial voltada para dicas de saúde, comportamento, cultura e turismo no verão). Também os programas Aprovado e Mosaico produziram quadros e entrevistas promovendo a valorização da identidade, da cultura e do patrimônio material e imaterial da Bahia, abordando temas importantes como tolerância religiosa, respeito às diferenças, culinária, arte, turismo e comportamento, dentre muitos outros. Passaram por lá artistas como Saulo, Levi, Margareth Menezes, Ivete Sangalo e Cláudia Leite.

O Hospital Santa Izabel uniu-se ao projeto e ofereceu, durante dois finais de semana seguidos, serviço gratuito de avaliação da saúde para os esportistas que praticam atividades físicas no local. E ainda em sintonia com a proposta sustentável, a Casa do Sol teve toda sua decoração produzida a partir de material reciclável e reutilizado. Com projeto da cenógrafa Renata Mota, o ambiente iluminou a orla da Barra e foi espaço para muitas fotos e registros nas redes sociais.

“A TV Bahia é um agente do verão baiano. Diariamente fazemos parte da vida dos nossos telespectadores e este projeto reforça nosso compromisso social, cultural e econômico com os baianos. Queremos agradecer a todos que apoiaram a iniciativa, ao público que participou de uma forma muito tranquila e em paz e foi generoso, contribuindo com os projetos sociais. Agora, encerramos o projeto para deixarmos tudo pronto para a mais completa  cobertura do Carnaval de Salvador, o Bahia Folia”, antecipa João Gomes, diretor executivo da Rede Bahia.