jun/2023

Desde 1989, a TV Aratu tem forte ligação com os festejos juninos e realiza o Galinho, um verdadeiro arraiá e já considerado a abertura oficial do São João dos baianos.  O evento é um dos mais esperados e tradicionais de Salvador e atraiu na última sexta-feira, 2 de junho, cerca de 20 mil pessoas, no WET, que acompanharam shows de grandes atrações nacionais – com a aposta na mistura de ritmos – como Léo Santana, Simone Mendes, Zé Vaqueiro, Limão com Mel, Danniel Vieira, Hugo e Guilherme, Iguinho e Lulinha e Tierry.

Outro destaque do Galinho foi o concurso de quadrilhas, que reuniu 10 equipes de quadrilhas de diversas cidades da Bahia, com mais de 1000 dançarinos disputando o título de melhor quadrilha junina.  A vencedora de 2023 foi a Forró do ABC, que trouxe o tema A Fantástica Fábrica de Forró.

O São João da emissora não acaba por aí. Quem quiser ver ou rever os shows e a apresentação das quadrilhas, a TV Aratu exibe os melhores momentos nos dias 10 e 17 de junho, às 13h15.

A emissora segue com uma vasta programação junina com reportagens especiais, agenda e roteiro de festas no interior e na capital, dicas culinária e música em todos os seus programas.

O programa QVP vai apresentar a série de reportagens “Anarrié”, nos dias 14, 15 e 16 de junho, mostrando a tradição as quadrilhas no interior e na capital. “Quadrilha junina é mais que uma dança, é um patrimônio cultural, um instrumento de divulgação da nossa história. Além de exercer um trabalho social que beneficia muitas comunidades por meio de lazer, cultura e trabalho”, exalta Camila Oliveira, produtora responsável pela série especial.

Em parceria com o SESC, a afiliada do SBT na Bahia vai oferecer um momento memorável levando crianças de escolas da rede pública para assistir à peça de teatro “Saudades, João”. O espetáculo homenageia a cultura nordestina com muita emoção, música, abordando elementos típicos juninos e do sertão.

Mais dois programas especiais, produzido pelo SBT Nordeste, serão exibidos nos sábados, 17/06 e 01/07.

“Uma das maiores expressões culturais do Brasil são as festas juninas do Nordeste. Essa é uma época importante em toda a região, uma tradição que move pessoas e gera empregos e receitas para diversos segmentos ligados principalmente aos setores de turismo e negócios; por isso, merece atenção especial em nossa programação”, explica Glauber Mateus, gerente de conteúdo do Grupo Aratu.