Entrevista: Americo Neto – Presidente da ABAP Bahia e Diretor ABAP Nacional

maio/2024

É muito importante para a nossa atividade que as agências regionais, os mercados regionais do nordeste, do sul, do sudeste também, do norte, sejam representados e com muita honra receber esse convite, e estou atuando como uma voz em prol das agências, dos mercados regionais, uma voz ou uma visão dos mercados regionais em relação a temas principais da ABAP nacional.                                                                                                                                                                                       

 

 

ABMP: Como você avalia os desafios como presidente da ABAP-BA e como diretor da ABAP nacional?

AN: A ABAP-BA, historicamente completando aí os seus 45 anos, é uma das ABAP’s mais ativas do Brasil, é uma regional muito ativa, muito atuante, com muita energia, com muita iniciativa, com ações próprias, e aí a gente se sente honrado de poder participar da diretoria nacional, ou seja, a gente tem um baiano, uma representação da ABAP do mercado regional. É muito importante para a nossa atividade que as agências regionais, os mercados regionais do nordeste, do sul, do sudeste também, do norte, sejam representados e com muita honra receber esse convite, e estou atuando como uma voz em prol das agências, dos mercados regionais, uma voz ou uma visão dos mercados regionais em relação a temas principais da ABAP nacional. Nossa atividade está passando por muitas transformações, transformações positivas, que estão impactando muito nossos negócios e participar de um fórum de discussão de altíssimo nível com a ABAP nacional é importante porque a gente traz também para o nosso mercado local, a gente traz novidades, as visões ou o que tenha acontecido na média do mercado em todo o país. Então é muito boa essa troca de informações, tanto a gente leva a visão regional para a ABAP nacional, como eu consigo trazer o que a gente vê da ABAP nacional para a ABAP-BA, as iniciativas, as mudanças, as inovações.

ABMP: Quais iniciativas irá implementar como diretor da ABAP nacional?

AN: O principal objetivo da gente representando os baianos e o nordeste na ABAP nacional é passar a visão, as dores, as dificuldades, as necessidades e a realidade do mercado local para os nossos players nacionais, para os diretores que representam agências nacionais, agências que são muito maiores, que concentram o mercado. A gente tem uma iniciativa também muito importante, que é a luta pela regionalização das verbas. Essa é a nossa luta principal, nossa bandeira, e é uma das iniciativas que a gente vai trabalhar muito junto ao mercado nacional para que a gente possa ter condições de disputas mais econômicas, que as agências regionais possam participar de certames grandes do Brasil, de grandes bancos públicos, de grandes bancos nacionais, que o modelo de consórcio seja um modelo que possa ser adotado mais fortemente para o mercado de comunicação, ou seja, uma agência se consorcia com outras agências regionais para atender melhor uma grande empresa pública, um grande órgão público, um grande banco, uma grande petrolífera. Isso fará com que a gente distribua riqueza, que a gente bote os talentos, manter os talentos nas suas cidades de origem, que a gente desenvolva cada mercado localmente e que também atenda melhor ao cliente, porque cada agência local, regional entende as necessidades dos seus clientes. Então, eu colocarei como principal projeto nosso, nós da ABAP-BA e também do Nordeste, do modo geral, é lutarmos para a regionalização da comunicação das verbas publicitárias.

ABMP: O que você pode antecipar sobre a celebração dos 45 anos?

AN: Essa é a festa nobre, a grande cerimônia de gala da nossa atividade, a gente consegue reunir os principais fundadores das maiores agências da Bahia, algumas são grandes agências brasileiras, estarão todos lá, como estiveram nos 40 anos, e é um momento de comemoração essas lendas da propaganda. São personalidades que já presidiram a ABAP-BA ao longo da sua história e que transformaram o nosso mercado, é uma grande homenagem à história dessas pessoas que fizeram essa nossa associação, uma associação ativa, forte, com voz nacional, com relevância e que fazem um mercado pujante que é o mercado baiano, um mercado difícil, mas um mercado pujante. É também um grande momento da gente juntar o mercado, reunir os grandes veículos de comunicação, os grandes fornecedores. E, sem dúvida alguma, uma das grandes festas da propaganda, como se fosse a nossa Copa do Mundo, de cinco e cinco anos, no nosso caso, a gente tem uma Copa do Mundo onde a gente reúne os principais players, os gigantes, as lendas do nosso mercado. Fico muito feliz em poder participar, eu como mais jovem, onde estão lá meus ídolos, participar dessa homenagem para eles que construíram essa história. Tem agências longevas com quase 70 anos aqui na Bahia, que já está na terceira geração e que dessa geração dois participaram da diretoria da ABAP-BA. Então, são personalidades históricas que estarão reunidas.

ABMP: Como avalia o crescimento da ABAP-BA ao longo desses 45 anos?

AN: A ABAP-BA congrega 80% do PIB da publicidade baiana, então é muito representativa, a gente está acompanhando um mercado muito dinâmico, com muitas transformações, esse mercado digital, tech, inteligência artificial, plataformas, tem mudado muito o nosso dia a dia de trabalho, as configurações das nossas agências, os organogramas, os cargos, e a ABAP-BA vem ganhando peso e relevância e agora ainda conseguimos essa representação nacional. Então para a gente é um salto qualitativo da conversa, do discurso e da representatividade. Se localmente a gente integra nossas forças, localmente a gente reúne os melhores players, nacionalmente a gente consegue agora colocar nossa voz para ser ouvida em prol da regionalização das verbas, em prol do desenvolvimento dos mercados locais, em prol de conhecer a realidade. De cada agência localmente. Então, a ABAP-BA tem crescido muito em sua representatividade local e agora nacionalmente.

ABMP: Qual a expectativa para a festa?

AN: Bom, sobre a expectativa da festa, a gente espera que a festa seja um grande evento de congraçamento no mercado, uma reunião onde estejam os principais líderes das agências, as melhores, os veículos, os principais veículos, os fornecedores, que a gente possa reunir as personalidades que fazem o nosso mercado e juntos a gente homenagear quem fez a história, quem cuidou da criatividade, quem incentiva essa nossa indústria cultural.

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