Entrevista: Lucas Prado – CEO Ative

out/2023

“A Ative é uma empresa em eterna construção e reestruturação de áreas, negócios, a gente nasceu do digital, o que nos exige uma constante adaptação e avaliação dos processos, métodos e ações.”                                                                                                                                                                                           

 

 

 

ABMP: Quais foram os momentos mais importantes em sua carreira e como foi sua jornada profissional que o levou à posição de CEO na Ative – Negócios Criativos?

LP: Em 29 anos trabalhando nas áreas de Marketing e Comunicação, tive sorte de compor ótimas equipes e realizar projetos pioneiros. Me orgulho especialmente de planejar com sucesso o 1º projeto de captação Naming Rights dos estádios brasileiros para a Copa 2014, que foi a Arena Fonte Nova; Participei também da 1ª grande ação mundial no ambiente Digital focada no Carnaval de Salvador, que foi a transmissão oficial feita pelo Youtube a partir de 2010; Além de uma bagagem de mais de 10 anos em empresas globais, como Visa e Cielo, que me possibilitaram uma visão de mercado para liderar uma empresa que nasceu com este espírito de inovação como a Ative.

 

ABMP: A Ative oferece uma ampla gama de serviços; Como vocês equilibram essa diversidade de serviços para atender às necessidades dos clientes?

LP: A Ative nasceu exatamente com essa característica. Ser uma empresa leve, com um olhar 360, focada em soluções de negócios. O foco sempre será resolver o problema do cliente, que pode ser uma campanha publicitária, o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, a criação de uma nova área ou até uma consultoria/capacitação, para isso a gente montou um time multidisciplinar que tenha como premissa essas mesmas características. Nosso time literalmente joga nas 11 e tem funcionado muito bem para atender os clientes e na outra ponta, também desenvolver talentos e profissionais.

ABMP: Em sua apresentação do site institucional, a Ative diz valorizar a busca por novas soluções para problemas antigos. Você poderia compartilhar um caso em que a agência tenha enfrentado um desafio significativo e como utilizou criatividade, tecnologia e estratégia para superá-lo?

LP: Temos alguns casos que nos dão bastante orgulho em ter contribuído tecnicamente e estrategicamente. Um caso recente foi a chegada da Acelen ao Brasil, e em especial à Bahia. A Acelen é uma empresa criada pelo fundo árabe Mubadala Capitall, e iniciou sua atuação no Brasil com a compra da Refinaria de Mataripe. Esse processo de chegada exigiu um trabalho realmente estruturante de novos canais, plataformas, dados e produtos, que foram extremamente desafiadores pois se tratava de um ativo que mexe com o PIB nacional.

ABMP: Além do seu trabalho na Ative, você tem alguma paixão ou interesse pessoal que influencie sua abordagem para os negócios ou que você gostaria de nos contar, talvez como um incentivo para futuros profissionais?

LP: As artes no geral, a Música e o Cinema Brasileiros no específico, são fontes muito potentes de referência, provocação e visão de mundo, sempre. Semana passada, por exemplo, assisti ao ótimo filme de Gal (Meu nome é Gal), é sobre um período muito difícil do país, mas também trata de movimentos artísticos fantásticos como o Tropicalismo, que enxerga e reflete um Brasil de modo luminoso e afirmativo. Uma espécie de farol capaz de iluminar o próprio caminho, e influenciar grandemente o mundo. Não há como isso não se refletir no trabalho, seja num insight ou um briefing, por exemplo.

ABMP: O que os clientes podem esperar da Ative no futuro? Existem planos ou novas iniciativas que você pode compartilhar?

LP: Com certeza. A Ative é uma empresa em eterna construção e reestruturação de áreas, negócios, a gente nasceu do digital, o que nos exige uma constante adaptação e avaliação dos processos, métodos e ações. Hoje, estamos estruturando algumas iniciativas de ESG para acelerar melhorias de pontos de vista, critérios ambientais, sociais e de governança. Estamos também ampliando nosso setor de dados. A informação para a gente tem sido vital. E para 2024 estamos preparados para crescer em áreas de atuação e prospecção, além de investir em estrutura/conforto e convivência colaborativa para o time e os clientes.

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