Entrevista: Pedro Dourado – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
“A ABMP ocupa um local de destaque no mercado baiano. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças“
Bem-vindos a mais uma edição de nossas entrevistas com os ex-presidentes da ABMP – Associação Baiana de Marketing e Propaganda.
Em comemoração aos 25 anos da nossa instituição, damos continuidade a celebração entrevistando mais um importante personagem da nossa história: Pedro Dourado.
Vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e descobrir como a ABMP evoluiu sob sua liderança.
Não deixe de conferir!
ABMP: Liderar uma associação como a ABMP é uma honra e responsabilidade enorme. Para você, como foi viver essa experiência e quais são as maiores entregas que essa instituição entrega para o mercado baiano?
PD: Liderar uma associação é uma grande responsabilidade e também uma honra. Como líder, tive a oportunidade de influenciar e moldar a direção da associação, bem como de impactar positivamente a vida dos associados em geral.
Entre as maiores entregas da minha gestão destaco a luta para regionalização das verbas publicitárias. Durante o meu mandato, meu foco sempre foi gerar negócios para o nosso mercado promovendo o crescimento das empresas e a evolução dos profissionais que formam o nosso mercado publicitário.
Visando renovar o mercado e promover a inclusão dos estudantes, criamos o banco de estágio. Uma iniciativa que buscou democratizar o acesso a agências e veículos de comunicação.
Além disso, também tive a oportunidade de estar a frente de edições do prêmio ABMP celebrando a criatividade e inovação dos publicitários baianos.
ABMP: À frente da ABMP, você foi responsável por criar o projeto Banco de estágio. Uma iniciativa que gerou oportunidades para que estudantes pudessem estagiar em veículos, agências de publicidade e demais empresas do segmento.
Como foi liderar esse projeto e, para você, quais foram os maiores ganhos?
PD: O projeto Banco de Estágios conectou estudantes a agências, veículos e fornecedores. E, para mim, essa foi uma grande realização.
Promover o crescimento do mercado é também criar oportunidades para quem está começando. E foi com esse intuito que a frente da ABMP pude dar vida a esse projeto.
Juntos, pensamos em formas de capacitar e incentivar os estudantes a se inscreverem. Ao mesmo tempo que criamos oportunidades para os associados receberem novos talentos, moldando assim uma nova geração de profissionais ligados ao mercado publicitário.
ABMP: Ao longo dos anos o mercado publicitário evoluiu muito, agregou novas tecnologias às formas de promover ações e marcas. Como você enxerga o papel da ABMP nessa evolução?
PD: A internet e os constantes avanços de inteligência artificial têm nos proporcionado a criação de ações publicitárias muito mais assertivas e interativas.
Ter essa possibilidade e mais acesso a dados, permite o crescimento do mercado local, visto que não ficamos mais reféns do que é feito apenas fora da Bahia.
Neste cenário, a ABMP ocupa um local de destaque. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças.
É assim, que estamos vendo também o crescimento dos painéis digitais na mídia OOH com interatividade com o consumidor e mais resultados para as marcas.
Tudo isso faz com que o cliente tenha mais confiança em investir em propaganda e este movimento consequentemente traz mais crescimento para o mercado.
ABMP:A ABMP está prestes a completar 25 anos e continua tendo um único objetivo: promover o crescimento do mercado local. Quais ações da associação você consegue destacar?
PD: A ABMP está consolidada no mercado baiano e eu poderia citar diversas ações promovidas ao longo dos anos, porém a principal delas é a resistência.
Através da instituição, nosso mercado pôde alcançar diversas conquistas e realizar grandes feitos.
Entre eles, destaco a regionalização das verbas publicitárias, linha de financiamento de crédito pelo Desenbahia, o projeto Banco de Estágios, o prêmio ABMP e o Scream Festival.
Completar 25 anos em uma luta não é para qualquer instituição e me orgulho de fazer parte dessa história.
Entrevista: Paulo Coelho – Presidente do Sinapro Bahia
"É gratificante perceber que o mercado enxerga no Sinapro-Bahia uma entidade viva, relevante, capaz de promover o diálogo e fortalecer as relações entre agências, clientes e parceiros. Essa energia que veio do Enapro nos inspira a começar o trabalho com disposição...
Entrevista: Laura Passos – Presidente da ABAP Bahia
"As mulheres estão fazendo um trabalho incrível na publicidade, e é nossa obrigação garantir as condições para que possamos ocupar esses espaços, contribuindo para a melhoria do nosso mercado" ...
Entrevista: André Mascarenhas – Presidente do Sinapro-Bahia
"O Enapro é da Bahia para todo o Brasil. Um local capaz de inspirar, conectar e onde as pessoas queiram estar." ...
Entrevista: Cristiana Chaves – Grupo de Mídia da Bahia
"Nossa proposta é manter o grupo como um espaço vivo e ativo, pautado por temas relevantes e pela escuta atenta das demandas do mercado. A curadoria de conteúdo será essencial, assim como o estímulo à participação dos membros. Vamos promover enquetes, compartilhar...
Entrevista: Rafael Linhares – A Linhares
"Fazer a nova identidade visual de uma empresa que é quase centenária não foi nada fácil. O nosso desejo é unir a tradição de uma empresa pioneira e inovadora com a nova forma de comercializar uma mídia que está mais atual do que nunca. Novos formatos de mídia...
Entrevista: Márcio Lima – Presidente da CUFA Bahia
"O Cri.ativos da favela chega pra romper essas barreiras, oferecendo ferramentas concretas e valorizando talentos que já existem nas favelas. " ...
junte-se ao mercado

