Entrevista: Pedro Dourado – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos

jun/2023

“A ABMP ocupa um local de destaque no mercado baiano. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças                                

                                                                                                                                                                         

 

 

Bem-vindos a mais uma edição de nossas entrevistas com os ex-presidentes da ABMP – Associação Baiana de Marketing e Propaganda.

Em comemoração aos 25 anos da nossa instituição, damos continuidade a celebração entrevistando mais um importante personagem da nossa história: Pedro Dourado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e descobrir como a ABMP evoluiu sob sua liderança.

Não deixe de conferir!

 

ABMP: Liderar uma associação como a ABMP é uma honra e responsabilidade enorme. Para você, como foi viver essa experiência e quais são as maiores entregas que essa instituição entrega para o mercado baiano?

PD: Liderar uma associação é uma grande responsabilidade e também uma honra. Como líder, tive a oportunidade de influenciar e moldar a direção da associação, bem como de impactar positivamente a vida dos associados em geral.

Entre as maiores entregas da minha gestão destaco a luta para regionalização das verbas publicitárias. Durante o meu mandato, meu foco sempre foi gerar negócios para o nosso mercado promovendo o crescimento das empresas e a evolução dos profissionais que formam o nosso mercado publicitário.

Visando renovar o mercado e promover a inclusão dos estudantes, criamos o banco de estágio. Uma iniciativa que buscou democratizar o acesso a agências e veículos de comunicação.

Além disso, também tive a oportunidade de estar a frente de edições do prêmio ABMP celebrando a criatividade e inovação dos publicitários baianos.

 

ABMP: À frente da ABMP, você foi responsável por criar o projeto Banco de estágio. Uma iniciativa que gerou oportunidades para que estudantes pudessem estagiar em veículos, agências de publicidade e demais empresas do segmento.

Como foi liderar esse projeto e, para você, quais foram os maiores ganhos?

PD: O projeto Banco de Estágios conectou estudantes a agências, veículos e fornecedores. E, para mim, essa foi uma grande realização.

Promover o crescimento do mercado é também criar oportunidades para quem está começando. E foi com esse intuito que a frente da ABMP pude dar vida a esse projeto.

Juntos, pensamos em formas de capacitar e incentivar os estudantes a se inscreverem. Ao mesmo tempo que criamos oportunidades para os associados receberem novos talentos, moldando assim uma nova geração de profissionais ligados ao mercado publicitário.

 

ABMP: Ao longo dos anos o mercado publicitário evoluiu muito, agregou novas tecnologias às formas de promover ações e marcas. Como você enxerga o papel da ABMP nessa evolução?

PD: A internet e os constantes avanços de inteligência artificial têm nos proporcionado a criação de ações publicitárias muito mais assertivas e interativas.

Ter essa possibilidade e mais acesso a dados, permite o crescimento do mercado local, visto que não ficamos mais reféns do que é feito apenas fora da Bahia.

Neste cenário, a ABMP ocupa um local de destaque. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças.

É assim, que estamos vendo também o crescimento dos painéis digitais na mídia OOH com interatividade com o consumidor e mais resultados para as marcas.

Tudo isso faz com que o cliente tenha mais confiança em investir em propaganda e este movimento consequentemente traz mais crescimento para o mercado.

 

ABMP:A ABMP está prestes a completar 25 anos e continua tendo um único objetivo: promover o crescimento do mercado local. Quais ações da associação você consegue destacar?

PD: A ABMP está consolidada no mercado baiano e eu poderia citar diversas ações promovidas ao longo dos anos, porém a principal delas é a resistência.

 Através da instituição, nosso mercado pôde alcançar diversas conquistas e realizar grandes feitos.

Entre eles, destaco a regionalização das verbas publicitárias, linha de financiamento de crédito pelo Desenbahia, o projeto Banco de Estágios, o prêmio ABMP e o Scream Festival.

Completar 25 anos em uma luta não é para qualquer instituição e me orgulho de fazer parte dessa história.

Outras entrevistas

Entrevista: Robson Wagner – CEO na W4 Comunicação

"A chave para uma comunicação eleitoral efetiva é construir uma campanha autêntica e adaptável, que utilize todas as ferramentas e plataformas disponíveis para criar uma conexão genuína com o eleitorado, enquanto promove uma participação ativa e contínua na...

ler mais

Entrevista: Gilson Freitas – Sócio Idealizador Camarote Ondina

"Esperamos que o Camarote Ondina se destaque no mercado como um provedor de serviços de qualidade, buscando entender as necessidades e preferências individuais dos nossos clientes. "                                                                                     ...

ler mais

Entrevista: Daniel Ribeiro – Publicitário

"A premissa básica é trabalhar com a verdade e manter a equipe preparada para essa comunicação de mão-dupla que o digital permite. Ou seja, entender que o meio digital, mais do que ser uma janela para falar, é um local para se ouvir "                                 ...

ler mais

junte-se ao mercado