Entrevista: Pedro Dourado – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
“A ABMP ocupa um local de destaque no mercado baiano. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças“
Bem-vindos a mais uma edição de nossas entrevistas com os ex-presidentes da ABMP – Associação Baiana de Marketing e Propaganda.
Em comemoração aos 25 anos da nossa instituição, damos continuidade a celebração entrevistando mais um importante personagem da nossa história: Pedro Dourado.
Vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e descobrir como a ABMP evoluiu sob sua liderança.
Não deixe de conferir!
ABMP: Liderar uma associação como a ABMP é uma honra e responsabilidade enorme. Para você, como foi viver essa experiência e quais são as maiores entregas que essa instituição entrega para o mercado baiano?
PD: Liderar uma associação é uma grande responsabilidade e também uma honra. Como líder, tive a oportunidade de influenciar e moldar a direção da associação, bem como de impactar positivamente a vida dos associados em geral.
Entre as maiores entregas da minha gestão destaco a luta para regionalização das verbas publicitárias. Durante o meu mandato, meu foco sempre foi gerar negócios para o nosso mercado promovendo o crescimento das empresas e a evolução dos profissionais que formam o nosso mercado publicitário.
Visando renovar o mercado e promover a inclusão dos estudantes, criamos o banco de estágio. Uma iniciativa que buscou democratizar o acesso a agências e veículos de comunicação.
Além disso, também tive a oportunidade de estar a frente de edições do prêmio ABMP celebrando a criatividade e inovação dos publicitários baianos.
ABMP: À frente da ABMP, você foi responsável por criar o projeto Banco de estágio. Uma iniciativa que gerou oportunidades para que estudantes pudessem estagiar em veículos, agências de publicidade e demais empresas do segmento.
Como foi liderar esse projeto e, para você, quais foram os maiores ganhos?
PD: O projeto Banco de Estágios conectou estudantes a agências, veículos e fornecedores. E, para mim, essa foi uma grande realização.
Promover o crescimento do mercado é também criar oportunidades para quem está começando. E foi com esse intuito que a frente da ABMP pude dar vida a esse projeto.
Juntos, pensamos em formas de capacitar e incentivar os estudantes a se inscreverem. Ao mesmo tempo que criamos oportunidades para os associados receberem novos talentos, moldando assim uma nova geração de profissionais ligados ao mercado publicitário.
ABMP: Ao longo dos anos o mercado publicitário evoluiu muito, agregou novas tecnologias às formas de promover ações e marcas. Como você enxerga o papel da ABMP nessa evolução?
PD: A internet e os constantes avanços de inteligência artificial têm nos proporcionado a criação de ações publicitárias muito mais assertivas e interativas.
Ter essa possibilidade e mais acesso a dados, permite o crescimento do mercado local, visto que não ficamos mais reféns do que é feito apenas fora da Bahia.
Neste cenário, a ABMP ocupa um local de destaque. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças.
É assim, que estamos vendo também o crescimento dos painéis digitais na mídia OOH com interatividade com o consumidor e mais resultados para as marcas.
Tudo isso faz com que o cliente tenha mais confiança em investir em propaganda e este movimento consequentemente traz mais crescimento para o mercado.
ABMP:A ABMP está prestes a completar 25 anos e continua tendo um único objetivo: promover o crescimento do mercado local. Quais ações da associação você consegue destacar?
PD: A ABMP está consolidada no mercado baiano e eu poderia citar diversas ações promovidas ao longo dos anos, porém a principal delas é a resistência.
Através da instituição, nosso mercado pôde alcançar diversas conquistas e realizar grandes feitos.
Entre eles, destaco a regionalização das verbas publicitárias, linha de financiamento de crédito pelo Desenbahia, o projeto Banco de Estágios, o prêmio ABMP e o Scream Festival.
Completar 25 anos em uma luta não é para qualquer instituição e me orgulho de fazer parte dessa história.
Entrevista: Dinho Júnior – Apresentador e criador de conteúdo
"Minha função como criador vai além de entreter. Eu me sinto responsável por compartilhar práticas saudáveis com minha audiência. Falo frequentemente sobre a importância de limitar o tempo online e sobre como o mundo offline também é muito prazeroso. Nosso bem-estar...
Entrevista: Joyce do Vale – Gerente de Planejamento, Inteligência de Mercado e Branded Content do Grupo Jaime Câmara
"As marcas devem identificar os momentos críticos que influenciam a decisão de compra. Compreender as ocasiões em que o consumidor está mais propenso a comprar permite alinhar a comunicação com essas situações específicas, aumentando a eficácia das campanhas." ...
Entrevista: Renata Benigna – Diretora de Mídia da Visa
"A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados." ...
Entrevista: Renata Fernandes – Escritora e Empreendedora
"No fundo queremos o mesmo, fazer com que o nosso público se sinta único. Não à toa valorizamos a experiência, além do produto em si. O caminho precisa ser proporcionar, tanto na publicidade quanto na literatura, experiências únicas que farão o consumidor se apaixonar...
Entrevista: Carlos Sérgio Falcão – Presidente da Winners Engenharia Financeira e Líder do Business Bahia
"O Summit fortalece ainda mais o compromisso do selo Made in Bahia. O fator de maior relevância é unir pensamentos, ideias, propostas e relações para o fortalecimento das cadeias produtivas em nosso Estado. Pretendemos incluí-lo no calendário de eventos corporativos...
Entrevista: Isabel Aquino – Publicitária, estrategista, especialista em análise de tendências
"Se não pensarmos coletivamente, estaremos sempre à margem do que temos potencial para ser. Se as empresas olharem apenas para os seus umbigos e não estabelecerem estratégias ESG – também um grande tema dos festivais – não seremos capazes de crescer coletivamente com...
junte-se ao mercado