Entrevista: Pedro Dourado – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
“A ABMP ocupa um local de destaque no mercado baiano. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças“
Bem-vindos a mais uma edição de nossas entrevistas com os ex-presidentes da ABMP – Associação Baiana de Marketing e Propaganda.
Em comemoração aos 25 anos da nossa instituição, damos continuidade a celebração entrevistando mais um importante personagem da nossa história: Pedro Dourado.
Vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e descobrir como a ABMP evoluiu sob sua liderança.
Não deixe de conferir!
ABMP: Liderar uma associação como a ABMP é uma honra e responsabilidade enorme. Para você, como foi viver essa experiência e quais são as maiores entregas que essa instituição entrega para o mercado baiano?
PD: Liderar uma associação é uma grande responsabilidade e também uma honra. Como líder, tive a oportunidade de influenciar e moldar a direção da associação, bem como de impactar positivamente a vida dos associados em geral.
Entre as maiores entregas da minha gestão destaco a luta para regionalização das verbas publicitárias. Durante o meu mandato, meu foco sempre foi gerar negócios para o nosso mercado promovendo o crescimento das empresas e a evolução dos profissionais que formam o nosso mercado publicitário.
Visando renovar o mercado e promover a inclusão dos estudantes, criamos o banco de estágio. Uma iniciativa que buscou democratizar o acesso a agências e veículos de comunicação.
Além disso, também tive a oportunidade de estar a frente de edições do prêmio ABMP celebrando a criatividade e inovação dos publicitários baianos.
ABMP: À frente da ABMP, você foi responsável por criar o projeto Banco de estágio. Uma iniciativa que gerou oportunidades para que estudantes pudessem estagiar em veículos, agências de publicidade e demais empresas do segmento.
Como foi liderar esse projeto e, para você, quais foram os maiores ganhos?
PD: O projeto Banco de Estágios conectou estudantes a agências, veículos e fornecedores. E, para mim, essa foi uma grande realização.
Promover o crescimento do mercado é também criar oportunidades para quem está começando. E foi com esse intuito que a frente da ABMP pude dar vida a esse projeto.
Juntos, pensamos em formas de capacitar e incentivar os estudantes a se inscreverem. Ao mesmo tempo que criamos oportunidades para os associados receberem novos talentos, moldando assim uma nova geração de profissionais ligados ao mercado publicitário.
ABMP: Ao longo dos anos o mercado publicitário evoluiu muito, agregou novas tecnologias às formas de promover ações e marcas. Como você enxerga o papel da ABMP nessa evolução?
PD: A internet e os constantes avanços de inteligência artificial têm nos proporcionado a criação de ações publicitárias muito mais assertivas e interativas.
Ter essa possibilidade e mais acesso a dados, permite o crescimento do mercado local, visto que não ficamos mais reféns do que é feito apenas fora da Bahia.
Neste cenário, a ABMP ocupa um local de destaque. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças.
É assim, que estamos vendo também o crescimento dos painéis digitais na mídia OOH com interatividade com o consumidor e mais resultados para as marcas.
Tudo isso faz com que o cliente tenha mais confiança em investir em propaganda e este movimento consequentemente traz mais crescimento para o mercado.
ABMP:A ABMP está prestes a completar 25 anos e continua tendo um único objetivo: promover o crescimento do mercado local. Quais ações da associação você consegue destacar?
PD: A ABMP está consolidada no mercado baiano e eu poderia citar diversas ações promovidas ao longo dos anos, porém a principal delas é a resistência.
Através da instituição, nosso mercado pôde alcançar diversas conquistas e realizar grandes feitos.
Entre eles, destaco a regionalização das verbas publicitárias, linha de financiamento de crédito pelo Desenbahia, o projeto Banco de Estágios, o prêmio ABMP e o Scream Festival.
Completar 25 anos em uma luta não é para qualquer instituição e me orgulho de fazer parte dessa história.
Entrevista: Cláudio Freitas – Sócio fundador Insight Mídia
"Sobre o futuro estou me segurando para não dar nenhum spoiler do que está por vir, mas estamos atentos às mudanças do mercado, investindo em estrutura e reforçando o time, buscando entender melhor os anseios de nossos clientes, e trabalhar cada vez mais de forma...
Entrevista: Lucas Prado – CEO Ative
"A Ative é uma empresa em eterna construção e reestruturação de áreas, negócios, a gente nasceu do digital, o que nos exige uma constante adaptação e avaliação dos processos, métodos e ações." ...
Entrevista: Jorge Bullos – Sócio-Diretor da Bullos Outdoor
"Creio que o mercado está em um momento ótimo de crescimento e evolução, novas práticas, novos formatos como a digitalização, oferecendo informações ao anunciante, agregando a compra de mídia." ...
Entrevista: Ana Coelho – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"Eu considero que a ABMP tem como característica principal ser uma representação de classe que questiona, provoca e propõe mudanças na forma como o grupo encara o mercado. Não há mais espaço para acomodação e os líderes da ABMP têm mostrado nos últimos anos que esse...
Entrevista: João Gomes – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"Ser uma entidade que agrega, se atualiza junto com o mercado, busca incessantemente sua qualificação e modernização legitimamente representa a cadeia produtiva da comunicação, é essa a maior contribuição, ou seja, a ABMP exerce o princípio da sua criação." ...
Entrevista: Nei Bandeira – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"A ABMP existe porque queremos que ela exista, é uma entidade exclusivamente baiana sem vinculação com associação similar de abrangência nacional.Então, fazer com que ela exista de fato é um desafio permanente a ser assumido por sua direção e empresas associadas" ...
junte-se ao mercado