Entrevista: Pedro Dourado – Presidente da Uranus 2
“Outro fator importante na nossa atividade de prestação de serviços é o fator humano. Não dá para trocar um funcionário por trocar, tem que tentar recuperá-lo pensando que isto é investimento e não custo. “
ABMP: Diante da crise, muitas empresas tem se visto com a necessidade de fazer ajustes, cortes no orçamento, venda de cotas do negócio, para conseguir se manter no mercado. No entanto, às vezes, estes ajustes são necessários independentemente do cenário econômico do país, havendo despesas que são dispensáveis. Como tem sido na Uranus2? Foi o momento certo para analisar o orçamento dentro de casa?
P.D: Como pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo? A crise é o momento ideal de reavaliarmos nossos negócios, sempre temos que olhar para dentro e aqui na Uranus não é diferente. Aí você vê que muita coisa precisa e pode ser mudada. Vejo empresários tentando manter sua receita e até aumentá-la, só que acabam deixando de olhar os custos e esse é o único item que, de fato, podemos conseguir alterar e obter êxito. Olhar para os custos é como fazer aquela dieta que precisamos, mas relutamos em iniciar. Temos que começar para ver os resultados.
Outro fator importante na nossa atividade de prestação de serviços é o fator humano. Não dá para trocar um funcionário por trocar, tem que tentar recuperá-lo pensando que isto é investimento e não custo. Cortar custos é retirar o que é desnecessário, despesas reais.
ABMP: Quais foram as principais medidas tomadas?
P.D: Tomamos várias, desde a redução de espaços físicos para diminuir o custo de luz à exclusão de áreas que não davam resultado. Sugiro aqui um exercício que faço toda vez que analiso a redução de custos. Imagine que consegue reduzir 20% em seus custos fixos que somam R$ 50.000,00 ao mês e logo terá R$ 10.000,00. Agora projete este valor para 10 anos, ou seja, estamos falando em R$ 1.200.000,00. Uma grande economia!
ABMP: É possível reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço oferecido?
P.D: Sim, se você fizer de maneira inteligente, pensando sempre em como otimizar o trabalho, torná-lo mais simples, prático e menos oneroso.
ABMP: O cenário de crise muda também a forma de fazer negócio?
P.D: Sim, temos que estar mais atentos e criar novas oportunidades, apesar do cenário de crise e incerteza. Avançar sempre, com cautela e planejamento.
Outras entrevistas
Entrevista: Marcel Hohlenwerger – Diretor Geral da Maré Comunicação
"Entendemos a capital como o espelho do interior e vice-versa. Essa fusão nos permite enriquecer a cada dia os nossos projetos, visando conteúdos de alto grau de pertencimento e valorização da nossa Bahia. " ...
Entrevista: Priscila Araújo – Sócia da INS Mkt Digital
"Nosso diferencial está pautado na entrega de soluções personalizadas, sob demanda adequada para cada cliente. " ...
Entrevista: Fábio Almeida – Managing Director – Biggie
"O equilíbrio entre explorar novas tendências e aproveitar ao máximo as ferramentas já disponíveis será essencial. O olhar humano, criativo e crítico, continuará sendo o diferencial que garantirá autenticidade e competitividade em um mercado em constante evolução." ...
Entrevista: Dinho Júnior – Apresentador e criador de conteúdo
"Minha função como criador vai além de entreter. Eu me sinto responsável por compartilhar práticas saudáveis com minha audiência. Falo frequentemente sobre a importância de limitar o tempo online e sobre como o mundo offline também é muito prazeroso. Nosso bem-estar...
Entrevista: Joyce do Vale – Gerente de Planejamento, Inteligência de Mercado e Branded Content do Grupo Jaime Câmara
"As marcas devem identificar os momentos críticos que influenciam a decisão de compra. Compreender as ocasiões em que o consumidor está mais propenso a comprar permite alinhar a comunicação com essas situações específicas, aumentando a eficácia das campanhas." ...
Entrevista: Renata Benigna – Diretora de Mídia da Visa
"A análise de dados permite que as empresas tomem decisões mais informadas e personalizem suas estratégias de marketing para maximizar os resultados." ...
junte-se ao mercado