Entrevista: Pedro Dourado – Presidente da Uranus 2
“Outro fator importante na nossa atividade de prestação de serviços é o fator humano. Não dá para trocar um funcionário por trocar, tem que tentar recuperá-lo pensando que isto é investimento e não custo. “
ABMP: Diante da crise, muitas empresas tem se visto com a necessidade de fazer ajustes, cortes no orçamento, venda de cotas do negócio, para conseguir se manter no mercado. No entanto, às vezes, estes ajustes são necessários independentemente do cenário econômico do país, havendo despesas que são dispensáveis. Como tem sido na Uranus2? Foi o momento certo para analisar o orçamento dentro de casa?
P.D: Como pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo? A crise é o momento ideal de reavaliarmos nossos negócios, sempre temos que olhar para dentro e aqui na Uranus não é diferente. Aí você vê que muita coisa precisa e pode ser mudada. Vejo empresários tentando manter sua receita e até aumentá-la, só que acabam deixando de olhar os custos e esse é o único item que, de fato, podemos conseguir alterar e obter êxito. Olhar para os custos é como fazer aquela dieta que precisamos, mas relutamos em iniciar. Temos que começar para ver os resultados.
Outro fator importante na nossa atividade de prestação de serviços é o fator humano. Não dá para trocar um funcionário por trocar, tem que tentar recuperá-lo pensando que isto é investimento e não custo. Cortar custos é retirar o que é desnecessário, despesas reais.
ABMP: Quais foram as principais medidas tomadas?
P.D: Tomamos várias, desde a redução de espaços físicos para diminuir o custo de luz à exclusão de áreas que não davam resultado. Sugiro aqui um exercício que faço toda vez que analiso a redução de custos. Imagine que consegue reduzir 20% em seus custos fixos que somam R$ 50.000,00 ao mês e logo terá R$ 10.000,00. Agora projete este valor para 10 anos, ou seja, estamos falando em R$ 1.200.000,00. Uma grande economia!
ABMP: É possível reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço oferecido?
P.D: Sim, se você fizer de maneira inteligente, pensando sempre em como otimizar o trabalho, torná-lo mais simples, prático e menos oneroso.
ABMP: O cenário de crise muda também a forma de fazer negócio?
P.D: Sim, temos que estar mais atentos e criar novas oportunidades, apesar do cenário de crise e incerteza. Avançar sempre, com cautela e planejamento.
Outras entrevistas
Entrevista: Cláudio Freitas – Sócio fundador Insight Mídia
"Sobre o futuro estou me segurando para não dar nenhum spoiler do que está por vir, mas estamos atentos às mudanças do mercado, investindo em estrutura e reforçando o time, buscando entender melhor os anseios de nossos clientes, e trabalhar cada vez mais de forma...
Entrevista: Lucas Prado – CEO Ative
"A Ative é uma empresa em eterna construção e reestruturação de áreas, negócios, a gente nasceu do digital, o que nos exige uma constante adaptação e avaliação dos processos, métodos e ações." ...
Entrevista: Jorge Bullos – Sócio-Diretor da Bullos Outdoor
"Creio que o mercado está em um momento ótimo de crescimento e evolução, novas práticas, novos formatos como a digitalização, oferecendo informações ao anunciante, agregando a compra de mídia." ...
Entrevista: Ana Coelho – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"Eu considero que a ABMP tem como característica principal ser uma representação de classe que questiona, provoca e propõe mudanças na forma como o grupo encara o mercado. Não há mais espaço para acomodação e os líderes da ABMP têm mostrado nos últimos anos que esse...
Entrevista: João Gomes – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"Ser uma entidade que agrega, se atualiza junto com o mercado, busca incessantemente sua qualificação e modernização legitimamente representa a cadeia produtiva da comunicação, é essa a maior contribuição, ou seja, a ABMP exerce o princípio da sua criação." ...
Entrevista: Pedro Dourado – Ex-presidente da ABMP #EspecialABMP25Anos
"A ABMP ocupa um local de destaque no mercado baiano. Pois como uma instituição focada no crescimento do mercado local, ela sempre se comprometeu em promover discussões e capacitações com o objetivo de acelerar as mudanças" ...
junte-se ao mercado