Vindos de diversas comunidades de Salvador, convidados da ABMP contaram suas histórias e de suas empresas na live desta terça (8)
Histórias de vida, métodos de trabalho, empreendedorismo na periferia, economia negra, noções de planejamento de negócios e insights de inovação. Esses foram alguns dos assuntos abordados na edição desta terça-feira (08) do programa Quem sabe faz a live, promovido e exibido online pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP.
Apresentado por Leo Sampaio, o encontro contou com as presenças de Joelson Correia, conhecido como “O melhor Pintor da Bahia”, a palestrante, publicitária e sócia da “QPaladar”, Zuleima Santos, e do proprietário do “Boteco do Helder”, Hélder Conceição. No bate-papo, o trio contou sobre suas respectivas trajetórias de vida e dos seus negócios, e perpassaram sobre questões como racismo e necessidade de ser criativo diante de pouca verba, principalmente dentro do espaço físico da periferia e redes sociais.
Dentre essas questões, a dificuldade de empreender no Brasil norteou boa parte da conversa. Para Zuleima Santos, que também atua como bailarina clássica, mesmo dentro das adversidades, investir é fundamental. “Vivemos num país burocrático que atrapalha muito todo pequeno empreendedor, contribuindo para que as coisas não aconteçam. Mas, mesmo dentro desse ambiente, fazer o investimento consciente é válido, principalmente quando se tem o produto de trabalho já identificado”, destaca a empreendedora que confecciona sequilhos e pães delícia por encomenda.
Já Helder, que administra o boteco ao lado da namorada, Tayná Benecke, o país ainda possui um cenário que desencoraja o investimento do empreendedor e que, para o morador da periferia, essa questão fica ainda mais forte, devido a falta de informação. “Encontrar um espaço que nos proporcione o acúmulo de conhecimento para a realização de projeto é de longe a grande demanda dentro da periferia, além de como tocar o negócio utilizando os melhores mecanismos”, pontua.
Já o melhor pintor da Bahia, Joelson, ressaltou a importância de usar as redes sociais como aliadas. “Foi no Instagram, YouTube e Facebook que vi meu trabalho chegar para mais pessoas, e de graça. Nesses espaços dou dicas e ensino técnicas de pintura, focando principalmente naquele que quer pintar a casa ou outro espaço, mas não tem dinheiro para custear um profissional”, destaca o pintor, que já tem quatro colaboradores e mais de 6 milhões de visualizações nas redes sociais.
Grupo de trabalho – O programa ainda contou com a participação de Mel Oliveira, líder do Grupo de Trabalho (GT) de Empreendedorismo e Criatividade da ABMP, que falou sobre o trabalho desenvolvido por esse braço da associação e participação dos outros empreendedores que vieram da periferia em outras iniciativas, como a Semana Design Salvador, que ocorre nesta terça-feira (17) no Espaço Colabore e processo de produção de uma websérie.
“Nosso objetivo é mostrar para o empresariado a existência do empreendedorismo com inovação e criatividade dentro da periferia. Por isso, reunimos nove empreendedores da cidade que, juntos, trazem um pouco de suas histórias para o crescimento desse nosso GT, que já tem 17 integrantes”, ressalta Mel Oliveira.
O próximo encontro vai ao ar no dia 22, terça-feira, às 15h30. O tema abordado será o networking e Linkedin enquanto diferenciais competitivos. Todas as lives da ABMP seguem disponíveis, na íntegra, nas redes sociais e site da instituição.