mar/2020

Na abertura da temporada 2020 do Quem sabe faz a live, especialistas debateram impactos e benefícios da lei à sociedade e empresas

 

“A lei de proteção é, acima de tudo, um benefício para a sociedade, pois nos dá o direito à privacidade e a chance de escolha, se queremos disponibilizar, ou não, dados pessoais para terceiros”. Com essa fala, o empreendedor em transformação digital da Safeticket e Visium, Luiz Mendes, abriu a terceira temporada do programa ‘Quem sabe faz a live’, da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), exibido no Facebook e YouTube da entidade na tarde desta terça-feira (10).

 

Com apresentação de Leo Sampaio, trouxe aos espectadores internautas o debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor no Brasil a partir de agosto deste ano. Foram chamados para discutir o assunto, além de Mendes, o professor universitário e advogado, Lucas Carapiá, e o executivo da área de tecnologia, gestão de informação e governança corporativa, Gilmar Miranda. O programa contou também com a presença das estudantes de jornalismo da Unijorge, Júlia Pacheco e Alessandra Souza, que formaram a plateia universitária e interagiram com os convidados.

 

De modo geral, o debate teve como objetivo esclarecer o assunto, que gera ainda dúvidas e é pouco conhecido até mesmo entre profissionais de comunicação, mídia programática, pesquisa e outras áreas. Para Carapiá, esse processo que precede a entrada da lei desafia os empresários, principalmente os maiores, pois estão criando e organizando uma estrutura contra o tempo, para se adequarem à lei reguladora. “Todas as empresas que tratam dados estão sendo afetadas, precisando realizar investimentos e contratar serviços de terceiros para terem os mecanismos e se organizarem”.

 

Mendes completou: “Praticamente todas as startups fazem e executam bem a gestão de dados e pouco vão sentir a transição. Cabe, a partir de agora, os grupos, seja da igreja até a padaria, administrarem com responsabilidade as informações pessoais que vão receber. Será fundamental, a partir de agora, agir com mais transparência”, finaliza.

 

Participando diretamente de Brasília-DF, Gilmar Miranda, que é especialista na lei, participou do encontro por telefone e ressaltou os benefícios que serão trazidos. “Sou grande entusiasta, pois a confiança entre consumidor e empresa vai aumentar, além de proporcionar foco e um melhor processamento e tratamento de informações que serão geradas. Creio até que o indivíduo terá mais poder e direito, pois será comunicado, por exemplo, o que determinada empresa vai fazer com o dado pessoal”, completa.

 

No decorrer do debate, os convidados conversaram ainda sobre o que o usuário deve fazer caso dados pessoais sejam vazados, e ainda explicaram as principais diferenças e semelhanças da LGPD brasileira com a europeia e estadunidense.

 

O bate-papo que abriu a nova temporada pode ser conferido na integra no Facebook (facebook.com/ABMPBahia) e YouTube da ABMP. Além disso, todos os outros 38 episódios do Quem sabe faz a live estão disponíveis para quem quiser conferir a variedade de conteúdo disponível. O próximo encontro está marcada para 24 de março, sempre às terças-feiras, 15h30. O tema da vez será “transformação digital na hotelaria”.

 

Entenda a Lei Geral de Proteção de Dados

A lei número 13.709/18 regulamenta a política de dados pessoais e privacidade, dando ao indivíduo mais controle das informações pessoais acessadas pelas empresas. Dentre outras normas, dá direito ao consumidor, por exemplo, de definir o que pode ser usado por terceiros em ações comerciais.