Agência que nasceu na Bahia e faz parte do Grupo ABC chega aos 60 anos

Chega aos 60 anos, uma das agências mais tradicionais do mercado, com atuação nacional, mas que se consolidou com estruturas em Salvador e Porto Alegre, sob o comando dos sócios Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, e, desde 2011, no Grupo ABC. A agência nasceu como Publivendas, pelas mãos dos irmãos Otávio e Fernando Carvalho, numa época de desbravamento, segundo relata Claudio, filho de Fernando.

“Meu tio Otávio conta uma história fantástica: os comerciantes da época penduravam cartazes na entrada das lojas que diziam: ‘não damos esmolas, nem fazemos reclames’”, afirma. A Publivendas se tornou Morya em 2004, em homenagem a um mestre indiano do século 19 que trabalhava com transformação e força, para marcar uma nova filosofia de negócios na empresa.

Os desafios de hoje tornam utópica a ideia de comparar passado e presente. “Hoje os desafios são enormes especialmente no ambiente digital, para o qual estamos nos preparando com o que há de mais moderno no mundo. O que não mudou é a consistência da nossa postura e da nossa entrega, um legado de Fernando Carvalho”, diz Claudio, referindo-se a seu pai, que morreu no começo deste ano.

Os dois sócios dizem que a parceria deles deu certo porque ambos – ao lado do Grupo ABC – querem o mesmo: fazer uma agência de alta qualidade de entrega e com valor percebido pelo mercado em geral. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma filosofia e de um enorme desafio. “Estar no Sul e no Nordeste é lidar diariamente com a diversidade cultural que faz o produto criativo avançar”, diz Carvalho.

O cliente mais antigo é a construtora Andrade Mendonça, que está com a agência há 30 anos. Longevidade que, segundo os sócios, é uma característica da empresa. Entre os 30 clientes estão Piccadilly e Grupo RBS, entre outros, atendidos por uma estrutura de cerca de 130 funcionários.

Os sócios costumam definir a agência como fruto do DNA de Fernando Carvalho, um empresário que fortaleceu a publicidade na Bahia, e “powered by” Nizan Guanaes, profissional que se tornou um dos maiores influenciadores globais em mídia e marketing. “Agora com o Omnicom, temos acesso às mais modernas ferramentas em escala global. É um mundo novo, cheio de inteligência e tecnologia”, conta Queiroz.

Há menos de um ano, a agência inaugurou o programa de compliance, um código de conduta que se tornou uma espécie de modelo para o mercado.

“Na cultura da Morya, o conceito de que o certo é sempre o certo, e nunca será diferente disso, está sendo bem regulado de forma interna e externa. Foi com esse pensamento que a Morya implementou o compliance na sua estrutura organizacional”, afirma Claudio.

Em outubro, a agência anunciou novas contas digitais como resultado de investimentos na integração multiplataforma: Salvador Shopping, Le Biscuit, Planeta Bebê, Fieb, Mahogany e Grupo GNC. Os sócios realizaram viagens para os Estados Unidos para conhecer projetos de comunicação integrada e inovação e contrataram profissionais especializados em digital tanto em Salvador quanto em Porto Alegre. Queiroz afirma que 2016 foi um ano de crescimento. A receita aumentou 40% – fruto especialmente do bom resultado no digital.

Fonte: Propmark / Claudia Penteado