out/2019

  • Agência apresentou resultados de pesquisa online em evento que marcou os seus três anos de mercado;
  • Para 65% dos pesquisados, campanhas conseguem representar adequadamente o tema.

 

O evento “A sustentabilidade como estratégia nos negócios” marcou a comemoração dos três anos da Youpper Insights, agência de consultoria, pesquisa e projetos de comunicação orientados ao negócio. O evento, realizado na última sexta-feira (11/10), no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, e em parceria com a Luxury Marketing Council (LMC), teve painel com a participação de Aimar de Paula (chef e empresário), Simone Lozano (empreendedora social e criadora da ONG Chefs Especiais – que tem como foco a inserção de pessoas com síndrome de down no mercado de trabalho), Ubiraci Pataxó (educador e terapeuta), Stella Pinheiro (gestora de marketing do Shopping Parque da Cidade) e Pai Francisco (mestre espiritual).

Na abertura, o CEO da Youpper, Diego Oliveira, falou do propósito da agência, que é “entender de gente” por meio de suas pesquisas e estudos. E lançou o questionamento: “muitas empresas levantam a bandeira da sustentabilidade, mas até que ponto elas são, de fato, sustentáveis?”. E complementou dizendo que o fato de o mundo ser conectado nos faz estar em formato “beta”, abertos para entender quem realmente é engajado ou apenas está seguindo a onda do momento, a moda.

O encontro trouxe esse debate: como descobrir se a sustentabilidade está alinhada aos negócios e quais benefícios ela pode trazer para a empresa. “Um ponto importante a ser avaliado pelas companhias não é como levantar essa bandeira, mas o que fazer para essa bandeira continuar hasteada e ser vista como algo que, verdadeiramente, integra o negócio em todas as suas frentes, principalmente internamente”, comenta Diego.

Na sequência, a sócia da agência, Valéria Lapa, apresentou resultados de uma pesquisa realizada pela Youpper, feita no formato painel eletrônico (pesquisa online) com 500 pessoas, homens e mulheres, entre 25 e 45 anos. Das três perguntas feitas aos pesquisados, a primeira questionava se a publicidade estava conseguindo representar adequadamente o tema sustentabilidade dos consumidores, das marcas e dos produtos em suas campanhas. Para 65% dos participantes, a resposta foi sim. Sendo que 35% optou pelo não.

A respeito da importância de as marcas se preocuparem com o tema sustentabilidade, 75% dos respondentes disseram que este item era muito importante, 25% consideraram importante e ninguém escolheu como resposta a opção pouco importante. Na última questão, sobre o que é ser uma empresa sustentável, numa escala em que 1 é discordo totalmente e 5 concordo totalmente, os atributos que tiveram maior alcance foram, na respectiva ordem: Ética, Objetiva e Direta e Caráter. Outros pontos considerados importantes para essa construção corporativa para a sustentabilidade foram: original, investir em ações sociais, respeito ao humano, transparente, respeito à natureza, inovadora e contagiante.

 

 

 METODOLOGIAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO

Em seus três anos de existência, a Youpper vem desenvolvendo projetos para empresas de pequeno, médio e grande porte, além de consultoria junto a investidores para melhor tomada de decisão nos negócios. A agência já assinou mais de 30 trabalhos exclusivos com clientes espalhados pelo país.

Em 2019, a empresa assumiu um novo posicionamento, que reforça a sua expertise na área de pesquisa de mercado e entendimento do comportamento de consumo dos diferentes públicos que habitam os vários “Brasis”.

Com a assinatura: “Seu protagonismo, nossa estratégia”, a Youpper lançou um manifesto em que defende a importância de construir histórias reais e encontrar soluções viáveis para desafios contemporâneos.

Ainda este ano, desenvolveu uma metodologia para validação de campanhas publicitárias, mesclando os mundos on e offline, e capaz de evitar investimentos inapropriados em peças que não tenham conexão ou sinergia com o público de interesse. Esse método, batizado de “préteste”, já auxiliou anunciantes e agências antes de lançarem campanhas de abrangência nacional e regional. “Sem poder citar nomes de clientes por conta de contrato de confidencialidade, já tivemos resultados em que agência e anunciante, mediante aplicação do ‘pré-teste’, decidiram redefinir toda a comunicação após pesquisa junto ao público-alvo. Além de gerar economia de milhões, fez com que a ação de comunicação fosse vencedora e superasse as expectativas”, explica Diego Oliveira, CEO da Youpper.

Outra metodologia exclusiva Youpper é o “Youtest”, métrica para a defesa de todos os meios como mídia de massa, escolha dos nanoinfluencers em campanhas publicitárias e adequação da verba para alcançar os objetivos de mídia. “Neste sentido, já realizamos trabalho de identificação de oportunidades dentro do contexto da sustentabilidade, dos negócios e do marketing, como os insights apresentados após pesquisa realizada para clientes como Grupo Neoenergia e OpenOOH. No campo das curadorias, contribuímos na realização do primeiro SCREAM (Salvador Creativy and Media Festival), em 2018 – e a parceria continua em 2019 -; e também nos temas dos eventos da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) ao longo deste ano”, comenta Valéria Lapa, sócia-diretora da Youpper.

  

CASES

Nestes três anos, destacamos alguns estudos e trabalho de consultoria que trazem o DNA da Youpper em suas jornadas.

O Projeto Crescer – Quanto valem os invisíveis é um estudo realizado de forma contínua junto às comunidades e periferias para entender o que seus moradores pensam, o que consomem, como vivem, anseios e desejos desse público, que muitas vezes são considerados “invisíveis” por marcas e empresas. Outra pesquisa realizada pela Youpper é As Bahias da Bahia, estudo qualitativo nas cidades baianas para medir a satisfação e a imagem de uma marca / serviço obrigatório na vida da população local. O Projeto Quanto vale 1 View foi criado com o objetivo de entender a força na combinação dos pontos de contatos com o conceito da otimização da verba x tempo da população.

Outro case de destaque foi desenvolvido para o Shopping Parque da Cidade. Além da elaboração de planejamento estratégico para auxiliar o departamento de marketing em suas ações com o público, a Youpper executou projetos para contribuir no posicionamento Life Center, adotado pelo empreendimento desde o seu nascimento. Neste trabalho, organizamos atividades como o Sala de Encontros, experiência na qual o público do mall pôde dialogar, de forma intimista, com especialistas dos mais variados temas ligados à sustentabilidade: empreendedorismo, meio ambiente, qualidade de vida, empoderamento feminino, diversidade, pluralidade. A agência também desenvolveu outros projetos com o objetivo de amplificar a circulação de pessoas no shopping e fazer da experiência do usuário um ponto forte para a fidelização de clientes.

 

2020 – FOCO NO HUMANO PARA COMPREENDER OS NÚMEROS

Para 2020, a Youpper vem com novidades. Uma delas é firmar sua unidade na periferia de Salvador, dando continuidade aos projetos relacionados à compreensão da jornada da população local nos meios de comunicação, além de lançamento de novo painel humano para realização de pesquisas (metodologia já utilizada pela agência há dois anos).

“Para um mergulho no comportamento dos consumidores dos mais diversos perfis e nas mais diversas localidades no Brasil, a Youpper tem aperfeiçoado seus estudos qualitativos, com técnicas inspiradas nas áreas da psicologia, sociologia e antropologia cultural, o que permite construir uma metodologia própria, cada vez mais próxima do sentimento humano, propiciando um maior entendimento do que está por trás dos números provenientes das pesquisas quantitativas”, explica Valéria.

Dentro dessa linha, para o próximo ano, a agência prevê a realização dos estudos Etnografia da Audiência; Crescer – quanto valem os invisíveis; 2ª onda da Laços Fortes em Redes Digitais. “A Youpper vem desenvolvendo trabalhos, de forma exclusiva, para auxiliar na elaboração de plano estratégico e de mídia para marcas e empresas em 2020, tendo como foco a fidelização e a busca real do público a ser alcançado”, comenta Diego, e completa, “nossa relação com as agências é de parceria. Enquanto a agência trabalha no desenvolvimento das campanhas, a Youpper leva para as bancadas dos escritórios aquilo que ela, enquanto consultoria e especialista em pesquisa, traz das ruas, da convivência dentro das casas e que integram uma amostragem, das observações em um evento, das rodas de conversa com crianças, dos bate-papos com adolescentes, adultos e idosos. Queremos ser o braço de inteligência de quem tem desafios de comunicação”, finaliza o executivo.