fev/2019

Aplicativo e portal Aratu ON convidam a sociedade a consumir, produzir e se engajar ao conteúdo de informação e entretenimento.

Mais conectado do que nunca, mais digital, mais ligado, mais online, resumindo, mais ON. Nesta semana, as plataformas de internet do grupo Aratu iniciam uma mudança que vai além do nome. Ao migrar do Aratuonline para Aratu ON, a empresa propõe o aperfeiçoamento na relação com seus clientes: além de informação a todo momento (em texto, foto, vídeos, lives), ou entretenimento para qualquer gosto, a ideia é estabelecer uma ligação integrada, em que o usuário deixe de ser apenas consumidor de conteúdo para também participar, sugerir, produzir e direcionar a curadoria de material.

A estratégia no digital envolve o lançamento de um novo aplicativo, que já pode ser baixado para plataformas IOS e Android, e tem como diferencial a possibilidade dos usuários assistirem transmissões ao vivo, conteúdos exclusivos, participarem de promoções e personalizarem a navegação de acordo com os assuntos de interesse. O melhor: o aplicativo é totalmente de graça.

No ar, o portal estreia de visual novo. Após onze anos, agora com nome Aratu ON, vai trazer as notícias em tempo real, em texto, vídeo ou transmissões, passando por uma ampla reformulação.  Quem se liga nas novidades e programas também vai encontrar o site de cara nova. O portal está há mais de dez anos no ar e, nos últimos três, vem exibindo ao vivo os programas da TV Aratu, elevando a popularidade da emissora tanto na TV, quanto no Facebook e no site.

“A sociedade tem pressa. Mais do que notícia, quer soluções para o dia a dia. Não são apenas os veículos que se tornam mais digitais, as pessoas estão deixando de ser analógicas, nos pensamentos, nos hábitos e nos anseios”, acredita o gerente de Conteúdo e Inovação do Grupo, Pablo Reis. “A Aratu está buscando oferecer as ferramentas mais práticas para que as pessoas deixem de ser espectadores e passem a ser protagonistas das mudanças”.

Em resumo, todos querem mais e melhor da vida, por menos (tempo, dinheiro, desgaste). O compromisso do Aratu ON fica evidente em campanhas como a que busca identificar e ensinar ao público como desmascarar boatos disseminados nas redes. Segundo pesquisa da Ibope Conecta, divulgada no início do ano, as fakenews representam o principal obstáculo para o internauta brasileiro, incomodando 46% dos brasileiros. É bem acima de má conexão ou problemas de acesso (15%), pessoas má intencionadas (11%), pessoas arrogantes (10%) e publicidade virtual (8%).

Entender o comportamento dos usuários e as melhores maneiras de contribuir para esse novo contexto de produção e distribuição de conteúdo tornou-se uma missão na empresa. “Há dois anos, começamos a reavaliar nosso posicionamento sobre as diversas mídias que o Grupo controla. Percebemos que uma não extingue a outra. É possível a convivência de tv, com rádio, com impresso e internet. No nosso caso, estamos buscando unir e aproveitar o melhor de cada um”, explica a diretora do Grupo, Ana Coelho.