Quem são os reais influenciadores?

maio/2020

Uma percepção do ponto de vista do Marketing de Influência, do posicionamento dos canais de comunicação e do contexto atual

 

Na semana anterior, que muito se falou sobre o caso de “Gabriela Pugliesi” aqui no Brasil, e do seu exemplo totalmente contraditório enquanto ser humano e influenciadora, a Revista Marie Clare México & Latinoamérica traz uma capa INCRÍVEL e uma super reflexão do papel de influência – inclusive roubando a cena de diversas outras grandes do segmento.

Durante esses últimos anos, a influência foi marcada pelos vetores das redes sociais: curtidas, comentários, filtros e selos azuis de uma vida perfeita.

Convenhamos: nunca foi.

Fomos influenciados a valorizar uma vida inexistente. Eu, costumo chamar de “mundo de unicórnios”, onde tudo é perfeito e o imperfeito é jogado para debaixo do tapete, quando não excluído. Aplaudimos a “grama verde” do outro sem sequer saber se existia.

Pela primeira em muito tempo, temos a oportunidade de aplaudir heróis de verdade. Pessoas que estão tendo verdadeiras missões com a humanidade, construindo PONTES e não MUROS.

2020 chega e marca uma mudança profunda, trazidas através dos aprendizados com o Covid19, sobre o que é importante e merece a nossa atenção ou não.

Em épocas em que se fala e utiliza tanto do marketing de influência, quem são realmente os verdadeiros influenciadores?

Pois essa, será uma competência fundamental para saber quem nos influencia. E influenciar não está só no fato de imputar uma ideia, um conceito. Vai além disso. Influenciar é um movimento de liderança rumo as escolhas que fazem sentido.

Nesse contexto, a revista faz uma homenagem aos profissionais de saúde, que com muita coragem e determinação estão enfrentando esses desafios pelas PESSOAS. E, podemos estender essa homenagem a todos os outros, que de uma forma direta ou indireta estão também dando o seu melhor.

O culto a influência precisa ser revisto. Quem realmente merecemos chamar de ídolos? 

A verdadeira influência é aquela que inspira por sua história agregadora, pelo propósito e pelas ações que transforma. A influência lidera.

E nesse passo, eu pergunto? Quem é líder para você?

Laila Bensabath

Laila Bensabath

Colunista Convidada

Growth Hacker Manager & Digital Marketing
LinkedIn Laila Bensabath

Mais artigos

IA e ESG, sopa de letras que pode gerar desenvolvimento

À medida que a conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) cresce, torna-se cada vez mais importante explorar soluções inovadoras para enfrentar os desafios globais. A inteligência artificial (IA) emerge como uma tecnologia promissora...

ler mais

O aprendizado como estratégia para o futuro do trabalho

Em novembro tive a oportunidade de participar de alguns eventos sobre inovação, criatividade, tecnologia, dentre eles o Scream Festival em Salvador e o Rec´n´Play em Recife. Em todas as palestras e painéis, olhares e ouvidos atentos para cases de mercado, novas ideias...

ler mais

ESG e IMPACT WASHING: qual é e para quem vai o seu impacto?

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus, surgiu também um crescente destaque a temas relacionados a uma nova lógica de produção, consumo e posicionamento. Novos termos passaram a fazer parte do nosso dia a dia, a exemplo da famosa...

ler mais

O que importa é a produção!

Na contemporaneidade da escassez de horas, de profissionais ultra-tarefas, de benefícios encurtados e um surto coletivo de doenças ocupacionais-psicológicas, vivemos um paradigma nesse mundo “tech”, onde a inovação e as ondas “alpha, beta, meta” ditam os novos...

ler mais

junte-se ao mercado