dez/2020

Maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste, que acontece hoje (5/12) até às 18hs liberou transmissão ao vivo pelo YouTube

 

Salvador está preste se tornar o Vale do Silício baiano e começa a atrair aceleradores e investimento de capital de semente para fomentar a criatividade nas periferias, impulsionar empreendedores negros e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas o que a capital baiana tem de diferente? Essa foi a questão que permeou nesta manhã (5/12) um dos primeiros painéis do Scream Festival, maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste que acontece hoje (sábado) até as 18hs.  Em sua terceira edição, o evento promove debates que mostram quais são as tendências e relevância que vem ganhando uma das regiões mais criativas do país.Salvador está preste se tornar o Vale do Silício baiano e começa a atrair aceleradores e investimento de capital de semente para fomentar a criatividade nas periferias, impulsionar empreendedores negros e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas o que a capital baiana tem de diferente? Essa foi a questão que permeou nesta manhã (5/12) um dos primeiros painéis do Scream Festival, maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste que acontece hoje (sábado) até as 18hs.  Em sua terceira edição, o evento promove debates que mostram quais são as tendências e relevância que vem ganhando uma das regiões mais criativas do país.

Mediado por Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, o debate “Como manter Salvador a capital criativa e inovadora da América Latina?”, contou com a participação de Tracy Mann, especializada em Gestão de Negócios Internacionais e Embaixadora do Festival SXSW, e do ganês Nana Baffour, CEO & Culture Officer da Qintess, uma das maiores empresas de tecnologia do país, que pretende investir 10 milhões de reais nos próximos cinco anos em iniciativas voltadas para apoiar o empreendedorismo e a diversidade no Brasil.

“Atualmente uma das mais fortes tendências culturais que permeia a cultura pop e que movimenta o mundo é a cultura com raiz africana. É um storytelling que ganha cada vez mais poder. Nesse contexto, Salvador está muito bem posicionado, com uma forte expressão com raiz afro, que vai desde a música, passando pela gastronomia, até o estilo”, comenta Nana ao frisar que unir a inovação tecnológica a forte identidade cultural é o que pode impulsionar a economia local. “É preciso pegar essa bagagem e transformar em ativo”, reforça.

Para a embaixadora do Festival SXSW, o poder da música brasileira precisa ser melhor explorado e deveria ser usado para potencializar o setor de marketing e publicidade mundo afora. “Esse é o segredo da Bahia em termos de criatividade. Captar essa energia ajudar para que Salvador se destaque como pólo de criatividade”, afirma ao ressaltar que em termos de artes plásticas e estética o artesanato baiano é único no mundo.   Já o cofundador da Vale do Dendê destaca que na Bahia ainda existem polos turísticos, como a Chapada Diamantina, que não são tão conhecidos mundialmente e que poderiam se tornar fortes destinos relacionados ao bem-estar. Sobre a música, Paulo Rogério lembra que atualmente a cultura o afrobeat é muito forte em cidades cosmopolitas como Nova Iorque e Londres, e que a som baiano tem potencial para se espalhar globalmente.

Nana concorda ao dizer que a música africana tem forte potencial global, sendo que para fomentar a cultura baiana mundo afora, o fomentar ao empreendedorismo é fundamental. “Jay-Z e Snoopy Dog conseguiram agindo de forma empreendedora. Eles bateram as portas para entregar suas demos. É essa veia de empreendedorismo que precisamos estimular no povo baiano, pois criatividade há de sobra”, celebra.

Ainda dá tempo de conferir o que rola nesta tarde no Salvador Creativity and Media Festival – Scream, basta acessar o site do evento em screamfestival.com.br e clicar em “ASSISTA AO VIVO”.  O festival promove este ano mais de 50 eventos gratuitos, 48h de programação, e cerca de 130 palestrantes que representam marcas como Google, AirBnB, Youtube, Ford e Newsweek. A transmissão está sendo feita do Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador.

 

SERVIÇO

Scream Festival 2020 – Chega de normal
Quando: 5 de dezembro, de 9h às 18h.
Programação pelo site www.screamfestival.com.br