jul/2019

Entrevistados da ABMP apontam conteúdo de qualidade como peça-chave para monetização do anúncio digital

 

Se o Google aposta em sites locais pra ganhar dinheiro, quem é você pra não valorizar o seu portal? Esta é a pergunta que fica após ouvir a live transmitida nesta terça (9) pela Associação Baiana do Mercado Publicitário, sobre gestão criativa da tecnologia e rentabilidade de sites locais a partir da publicidade automatizada.

Neste contexto, o gerente comercial do jornal Correio, Fábio Góis, cita os desertos da informação nos Estados Unidos oriundos do fechamento de redes de comunicação que gerou escassez de jornalismo local, fornecendo apenas conteúdo nacional, o que não rentabiliza tanto, segundo ele, por falta de afinidade com o público consumidor.

Para o gerente comercial, “é fundamental o trabalho desta mídia local. Google, Facebook e outros grandes players internacionais trabalham muito com estas redes locais porque precisam desse conteúdo e desses espaços locais de veiculação e reconhecem a importância do jornalismo pra isso”, explica Góis. E diz ainda: “O conteúdo é rei nesse cenário. Quanto mais especializado for, melhor”.

No entanto, para lucrar mesmo com os portais de conteúdo, sejam eles blogs, de notícias ou canais no Youtube, quantidade de clicks e exibições não são mais suficientes para os anunciantes. É daí, segundo Alexsandro Régis, CEO da NVGO, que surge a automatização, da necessidade de mensurar audiência das telas em sites de forma mais qualificada e direcionar o anúncio para o potencial consumidor daquele produto ou serviço.

Principalmente no interior, com monetização forte por causa da política, os sites pequenos tem um poder muito grande de influência. “O gestor do site alcança uma audiência relevante para seu porte e local, já cadastra no Google Adsense e começa a ganhar seu dinheirinho. Sem falar na vantagem do pagamento para o brasileiro, que é o pagamento em dólar”, avalia Régis.

Quer saber mais sobre as oportunidades de negócios no mundo digital? Assista agora a live completa, disponível aqui no site e redes sociais da ABMP. O programa Quem Sabe Faz a Live é realizado às 15h30 da segunda e quarta terça-feira do mês, com apresentação de Léo Sampaio. O próximo encontro ao vivo será no dia 23 de julho, trazendo o tema “marcas com alma – comunicação e essência”.