set/2019

Necessidade de se atentar à era do propósito e diálogo contínuo com os públicos foram outro assuntos abordados na live com representantes do setor

A importância da publicidade para o processo de construção de marcas fortes foi o tema central da mais recente live transmitida pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP, na tarde desta terça-feira (10). Os convidados foram o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade – Abap Bahia, Cláudio Carvalho, o diretor do Clube de Criação da Bahia, da agência criativa Tuppi e Conselheiro do Sinapro-Bahia, Lucas de Ouro, e o engenheiro head de Marketing da editora Sanar, Matheus Silva.

Apresentado excepcionalmente por Matheus Carvalho, o Quem sabe faz a live foi iniciado com a provocação: sem publicidade, é possível construir uma marca forte? Para de Ouro, trata-se de um aspecto indispensável. “A publicidade é fundamental, pelo simples fato de que toda marca necessita de visibilidade, para que as pessoas conheçam e se encantem com o produto. Mais do que isso, investir no setor é necessário para que saibam que sua empresa existe”, afirma.

Carvalho traz o argumento de que uma união de esforços entre as partes é providencial. “Para a publicidade funcionar dentro de qualquer empresa, é preciso que haja uma proposta, diferença e estratégia. O nosso setor atua como agente criativo, instrumento de auxílio. Não somos uma indústria de mídia. Nosso objetivo é contar as histórias das marcas usando a criatividade”. Em seguida, de Ouro completou. “Quantas marcas, referências de determinado setor, são consumidas pelo cliente no dia-dia, mas ninguém conhece? Nesse ponto que entramos”, responde.

A avaliação de Matheus Silva vem de outra perspectiva, a do cliente, estando à frente da editora Sanar: “Somos uma antiga editora de livros que hoje é startup. Trabalhamos vendendo soluções e conteúdos para a área de saúde, funcionando de maneira inteiramente digital. Ao longo dos anos, investimos 100% nas mídias digitais, para dar um salto maior dentro do que julgamos ser o nosso público, mas nesse mercado contemporâneo, é recomendado contar com uma boa assessoria antes de escolher em qual mídia investir, para não jogar dinheiro fora”. Ele completa. “É normal o gestor sofrer dentro desse questionamento, pois o canal que nos trouxe até aqui, necessariamente não será o canal que vai nos levar para onde queremos”, explica.

 

Marcas com propósito

As questões existenciais foram os agentes norteadores do programa. Mais do que conseguir o contrato, desenvolver branding content satisfazendo o cliente e atingindo as metas, de fato, é o desafio mais difícil. Ao pousar neste cenário, de Ouro chama a atenção para a importância do diálogo e do exercício do lado ouvinte. “Conversar com o cliente e público é essencial, pois teremos, nesse momento, a chance de sanar as dúvidas, entender as ideias e avaliar as sugestões e impressões. Para uma manutenção de uma marca, é importante cumprir esses ritos para seguir sempre conquistando esses dois lados, ocupando um lugar cativo na memória afetiva”.

Silva observa que o conceito de manter a relação saudável com o cliente perpassa pelo conceito que se chama “A era do propósito”, dialogando com a live da ABMP sobre marcas com alma. Para ele, pensar no mundo futuro faz com que o profissional atue de diferentes formas, sofrendo influências das pautas da sociedade. No que tange esse conceito, atividades devem ser desempenhadas com o intuito de fazer com que esse propósito faça sentindo dentro dos dias atuais.

O papo foi encerrado com os convidados trazendo para o público espectador um pouco das suas vivências profissionais, com dicas de de carreira e o reforço da importância dos estudos.

O Quem sabe faz a live sobre o tema “A importância da publicidade para o processo de construção de marca” foi o 13º da segunda temporada está disponível no Facebook, Youtube e site oficial da ABMP. O próximo encontro vai ao ar dia 24 de setembro, às 15h30. O tema será: marketing conversacional, engajamento e inteligência para negócios.