abr/2020

No cenário de incerteza causado pelo novo Coronavírus, a pesquisa aponta tendências e direções que podem guiar tomadas de decisões para uma nova realidade

 

Mais de 60% da população de Salvador acredita que os acontecimentos relacionados à Covid-19 provocam mudanças sociais, principalmente em relação ao convívio social, relações de confiança e à relação com trabalho. Esta é uma das tendências apontadas pela pesquisa Sentidos e Simbolismos realizada pela Youpper Insights, agência especializada na área de pesquisas de consumo e mídia, com apoio da ATcom – Comunicação Corporativa. De acordo com a pesquisa, apesar da quarentena e do isolamento social, Salvador vai em busca da sobrevivência, numa vivência dúbia entre ser produtiva e mergulhar nas esferas do tédio e da angústia, porém a maioria declara-se mais produtiva “na correria”.

Para o publicitário Diego Oliveira, diretor da Youpper, o horizonte na capital baiana é de mudança social, uma grande oportunidade para as marcas, empresas, instituições públicas/governamentais. “Vale uma reflexão para tomada de decisões para uma nova realidade que se abre”, afirma. A pesquisa que entrevistou 520 pessoas das classes AB, empregadas, com faixa etária entre 18 e 45 anos, entre a última semana de março e primeira semana de abril, demonstra ainda que mais de 52% considera-se com um alto grau de conhecimento sobre o atual momento. Apenas 10% declara-se com baixo conhecimento sobre a pandemia.

Segundo a jornalista Suely Temporal, diretora da ATcom, parceira da Youpper, esse o estudo é muito importante porque teve foco na influência da pandemia no comportamental das pessoas. “Para além dos reflexos políticos e econômicos, a pandemia irá ter impactos significativos no comportamento e nos hábitos das pessoas daqui pra frente”, acrescenta.

 

Música e fé

Apesar de Salvador ter uma tradição de ser uma cidade onde as religiões promovem eventos grandiosos durante o ano, a pesquisa apontou que apenas 42% dos entrevistados declararam estar ocupando seu tempo com orações enquanto 68% dedica-se a ouvir música. Isto sugere que a música continua sendo uma atividade muito importante para a população. Outros 52% preferem fazer atividades online. Empatados com 46% estão os que optam por leitura e assistir TV por assinatura, 44% assistem TV aberta. Empatados com 40% estão aqueles que fazem atividades físicas são 40% e jogam games online.

Ainda de acordo com a pesquisa, a Internet e as Redes Socias são os principais meios de comunicação consumidos. A Tv aberta e o Streaming ficam quase empatados, porém segundo ganha em frequência. No cenário de incerteza causado pelo novo Coronavírus, Salvador revela um equilíbrio entre sentimentos de medo, confusão, desorientação e transformação e renovação de valores. Porém a informação e o conhecimento ajudam no reequilíbrio emocional.

 

Clique aqui para acessar a pesquisa!